Curiosidades das Copas: Em 50, campeão fez menos jogos que o vice

Da estreia até o Maracanazo, Uruguai disputou apenas quatro partidas, enquanto Brasil, seis; desistências de países levou a divisão desigual de grupos na primeira fase

Brasil x Uruguai 1950
Gol de Ghiggia calou o Maracanã na Copa de 50 (FOTO: Divulgação)

Escrito por

O Maracanazo é um dos episódios mais dramáticos da história do futebol brasileiro. A derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai por 2 a 1, em jogo que definiu o Mundial de 50, foi sentida como uma tragédia nacional diante de um público gigante no recém-construído Maracanã. E você sabia que naquela campanha o Uruguai fez apenas quatro partidas enquanto o Brasil fez seis?

A explicação está no número de equipes participantes da quarta edição da Copa: 13 seleções. Primeira edição após 12 anos de intervalo em decorrência da Segunda Guerra Mundial,  o torneio teria a princípio 16 países. Porém, três desistiram de participar: Escócia, Turquia e Índia. Assim, a Fifa dividiu os concorrentes em quatro grupos, sendo dois deles com quatro, um com três e outro com apenas dois. Este último teve justamente o Uruguai, que enfrentou a Bolívia e goleou por 8 a 0. O Brasil precisou percorrer caminho bem mais árduo, fazendo três jogos para conquistar a liderança e partir para o quadrangular final. Com apenas quatro pelejas, uma delas marcante, a Celeste saiu bicampeã e o Brasil, com sete, ficou em segundo e viu adiado o sonho do primeiro título mundial - que seria conquistado quatro anos depois, na Suécia.

 CURIOSIDADES DAS CAMPANHAS

- O Brasil teve um tropeço na primeira fase que o colocou em risco de não avançar. O empate com a Suíça por 2 a 2, no único jogo da Seleção fora do Maracanã, obrigou a equipe a enfrentar a Iugoslávia precisando vencer. 
- Nas primeiras rodadas do quadrangular final, antes do Maracanazo, o Brasil aplicou duas goleadas expressivas (7 a 1 na Suécia e 6 a 1 na Espanha), ao passo que o Uruguai empatou com os espanhóis (2 a 2 ) e obteve uma sofrida vitória, de virada, sobre a Suécia (3 a 2).
​- O atacante Ademir de Menezes, o Queixada, foi disparado o artilheiro do torneio, com nove gols. Ghiggia, autor do gol que calou o Maracanã, balançou as redes quatro vezes na disputa 
- Episódio que ficou famoso ocorreu em Brasil 6 x 1 Espanha. Em meio ao show de bola dos brasileiros, a torcida cantava "Touradas em Madri", marchinha de João de Barro, o Braguinha

O PALCO

Maracanã
Maracanã foi construído para a Copa de 50 e recebeu cinco dos seis jogos da Seleção Brasileira naquele Mundial(Foto: Divulgação)

OS CARRASCOS

Brasil x Uruguai 1950
Uruguai surpreendeu o Brasil na final e foi bicampeão do mundo em 1950 (FOTO: Divulgação)

JOGOS DO URUGUAI NO MUNDIAL DE 50

Uruguai 8 x 0 Bolívia
Uruguai 2 x 2 Espanha
Uruguai 3 x 2 Suécia
Uruguai 2 x 1 Brasil

JOGOS DO BRASIL NO MUNDIAL DE 50

Brasil 4 x 0 México
Brasil 2 x 2 Suíça
Brasil 2 x 0 Iugoslávia
Brasil 6 x 1 Espanha
Brasil 7 x 1 Suécia
Brasil 1 x 2 Uruguai

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter