Curiosidades das Copas: Anexação da Áustria gera W.O em 1938

Suécia venceu partida contra austríacos sem precisar jogar porque país havia sido anexado pela Alemanha nazista meses antes; eram os efeitos da Guerra que se avizinhava

Suécia 2 x 4 Brasil - Disputa do 3º lugar da Copa de 1938
Brasil ficou em terceiro na Copa de 38 (FOTO: AFP)

Escrito por

A Copa do Mundo de 38 aconteceu na Europa e às portas da Segunda Guerra Mundial. O torneio na França sofreu com respingos do conflito que arrasaria boa parte da Europa e deixaria milhares de mortos. A tabela da primeira fase previa um confronto entre Áustria e Suécia, em Lyon, dia 5 de junho. Meses antes, porém, houve o que ficou conhecido como Anchluss, a anexação da Áustria pela Alemanha nazista. Ele aconteceu em 12 de março, sendo anunciado pelo ditador Adolf Hitler. 

A Copa foi toda disputada em jogos eliminatórios e a Suécia venceu por W.O., avançando para enfrentar Cuba, que derrotaria por 8 a 0 (uma das maiores goleadas das Copas). Quatro jogadores austríacos defenderam a Alemanha na eliminação para a Suíça. Eles haviam feito parte do denominado Wunderteam, que foi quarto colocado em 34, na Itália. 

O Mundial de 34 só teve o Brasil como representante da América do Sul. Argentina, contrariada por não ter sido escolhida sede, e Uruguai, insatisfeito com a ausência de alguns europeus em 30, boicotaram a competição. Por conta da Segunda Guerra, não aconteceram as Copas em 42 e 46, sendo o Mundial de 50, no Brasil, o primeiro após 12 anos de vacância. 

Brasil 6x5 Polônia na Copa de 1938
Seleção Brasileira em 38 (Fifa/divulgação0

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter