LANCE!
17/06/2016
23:19
Nova Jersey (EUA)

A Colômbia está na semifinal da Copa América Centenário. Os Cafeteros eliminaram o Peru, algoz da Seleção Brasileira, nesta sexta-feira, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Após um 0 a 0 decepcionante no tempo regulamentar para um público de 79.194 presentes, a Colômbia se classificou ao superar Guerrero & Cia. nos pênaltis, por 4 a 2.

Trauco e Cueva, reforço do São Paulo, desperdiçaram as respectivas cobranças para o Peru, algoz da Seleção Brasileira na fase de grupos da Copa América.  Já Ospina foi fundamental para a Colômbia: evitou gol de Ramos no fim do jogo e defendeu a penalidade de Trauco. Cliquei aqui e confira como foi o lance a lance do jogo.

De volta à uma semifinal de Copa América após um hiato de três edições, a Colômbia, agora, aguarda o vencedor do duelo entre México e o atual campeão Chile, que se enfrentarão nesta sexta. 

COLÔMBIA SUPERIOR, MAS SEM SER OBJETIVA


Com um time indiscutivelmente de uma qualidade técnica superior, a Colômbia tentou se impor logo nos primeiros minutos no MetLife Stadium. James Rodríguez, chamando a responsabilidade para si, acertou a trave esquerda de Gallese, aos 22 minutos, e Cuadrado, mesmo com o excesso de firulas, também se destacava. Mas apesar de ter mais posse de bola, os Cafeteros encontraram um rival que não estava disposto apenas a buscar os contra-ataques. Cueva, distribuindo bem o jogo, e Guerrero, muito participativo, levavam perigo para o Peru.

A conclusão do camisa 10 do Real Madrid acabou sendo a única boa chance da equipe de José Perkerman. Faltou capricho para a Colômbia, que encontrou dificuldade para transpor a última linha defensiva do Peru de Ricardo Gareca. Peru que deixou a desejar na produção ofensiva: uma única conclusão, mas conseguiu equilibrar o jogo na posse de bola, um mérito contra um rival superior.

POUCAS CHANCES, DEFESAÇA DE OSPINA E PÊNALTIS

A expectativa de um jogo mais aberto, com as duas seleções apresentando uma volúpia ofensiva maior. Expectativa que foi frustrada logo nos primeiros minutos. Jogo amarrado, repleto de erros e tentativas de investidas que não se concretizaram. Resultado? Uma única conclusão a gol da Colômbia com 30 minutos da etapa final.

O favoritismo colombiano antes de o jogo começar não ia se confirmando em campo. Nem mesmo com as mudanças feitas por Pekerman. Faltava o "algo a mais" para James & Cia. diante de um eficiente rival. O Peru, eficaz ao controlar o ímpeto colombiano, passou a se arriscar nos minutos finais, quando finalmente conseguiu levar algum perigo ao gol de Ospina. Levou tanto perigo que Ospina fez defesaça aos 46, após cabeceio de Ramos. Não teve outra alternativa: a decisão foi para a disputa de pênaltis.

TRAUCO E CUEVA GARATEM O COLÔMBIA NA SEMIFINAL

Ruidíaz, Tapia, Rodríguez e Cuadrado foram perfeitos em suas respectivas cobranças. Marlos Moreno cobrou no meio do gol, mas converteu. Já a cobrança do peruano Trauco bateu muito mal, garantindo a defesa de Ospina. Sebastián Pérez converteu e Cuevas, reforço do São Paulo, mandou a bola longe do gol, garantindo a classificação da Colômbia à semifinal.

FICHA TÉCNICA
PERU 0 (2) X (4) 0 COLÔMBIA

Local: MetLife Stadium, Nova Jersey (EUA)
Data-hora: 17/6/2016 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (Fifa-ARG)
Público: 79.194 presentes
Cartões amarelos: Tapia (PER); Zapata e Díaz (COL)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Não houve.

Penalidades: Peru: Ruidíaz e Tapia marcaram. Trauco e Cueva despediçaram; Colômbia: James Rodríguez, Cuadrado, Marlos Moreno, Sebastián Pérez converteram.

PERU: Gallese, Corzo Chavez, Ramos, Rodríguez e Trauco; Vílchez, Tapia, Polo (Benavente, 36'/2ºT), Cueva e Flores (Ruidíaz, 31'/2ºT); Guerrero – Técnico: Ricardo Gareca.

COLÔMBIA: Ospina, Arias, Zapata, Murillo e Díaz (Fabra, 44'/2ºT); Sanchez, Torres (Sebastián Pérez, 35'/2ºT), Cuadrado, James Rodríguez e Cardona (Marlos Moreno, 30'/2ºT); Bacca – Técnico: José Pekerman.