Chapecoense recebe o Troféu João Saldanha: ‘Segundo mais importante da nossa história’, diz presidente

Integrantes da diretoria do clube catarinense, incluindo o mandatário Plínio De Nes Filho, técnico Gilson Kleina e zagueiro Douglas participaram do evento na sede do clube 

Integrantes da diretoria, da comissão técnica e do grupo de atletas participaram do evento 
Rafael Bressan/Chapecoense

Escrito por

Um elenco praticamente dizimado após a tragédia ocorrida em 29 de novembro de 2016. Um clube que precisou se reconstruir em pouquíssimo tempo. E o 2017 da Chapecoense foi memorável. Poucos meses depois da queda do avião que vitimou 71 pessoas, o Verdão do Oeste celebrou o inédito bicampeonato do Catarinense. A temporada repleta de desafios foi encerrada no dia 3 de dezembro com um feito muito significativo: a conquista do returno do Brasileirão, faturando o Troféu João Saldanha, entregue pelo LANCE! ao vencedor do segundo turno da competição.

E tal conquista foi, de fato, histórica. A Chape foi a primeira equipe fora do eixo Rio/São Paulo/Minas/Rio Grande do Sul a conquistar um turno do Brasileirão na era dos pontos corridos e, como consequência, ser honrada com o troféu que foi entregue na tarde da última quarta-feira, na sede administrativo do clube de Chapecó, por Luiz Signor, editor do Diário LANCE!.

A Chape somou 32 pontos nas 19 rodadas e, de ameaçada de rebaixamento, encerrou o BR na honrosa oitava posição. A arrancada veio sob o comando de Gilson Kleina, que assumiu o time na 16ª posição com os mesmos 32 pontos da Ponte Preta, time que abria a zona de descenso. Foram seis vitórias e quatro empates, um aproveitamento de 73,3%. De quebra, fez sua melhor campanha na elite do Brasileirão e se classificou para a Libertadores-2018.

O troféu João Saldanha foi recebido por integrantes da diretoria da Chape, pelo técnico Gilson Kleina e o zagueiro Douglas, representando o grupo que fez história.

– Para nós, é um motivo de orgulho e honra. Poderemos colocar este troféu junto com os demais, mas como o segundo mais significativo de nossa história após o da Sul-Americana. Isso é uma certeza. Ele simboliza a nossa reconstrução no ano de 2017 – exaltou o presidente da Chape, Plínio De Nes Filho, o Maninho.

Presidente da Chape exalta João Saldanha

O presidente da Chape, Plínio David De Nes Filho citou, durante seu agradecimento pela conquista de um troféu tão celebrado pelo clube – que divulgou o fato de ter obtido tal honraria no dia seguinte ao término do BR-2017 – o mítico João Saldanha, homenageado pelo LANCE! ao dar nome ao troféu do campeão do returno do Campeonato Brasileiro.

Maninho citou ter conhecido João Saldanha, o "João Sem Medo", ex-jornalista, escritor e técnico de futebol, falecido em 1990. O que só aumentou o tamanho do peso do troféu recebido.

– É um duplo prazer receber (esse troféu). Primeiro pela conquista da Chape. Segundo por estar no nosso meio uma personalidade da vida esportiva brasileira da qual eu tive o prazer e a oportunidade de conhecer através de seu sobrinho e sua irmã aqui em Chapecó. Somos muito gratos a vocês (do LANCE!) – destacou o mandatário da Chape, emocionado.

– João Saldanha, que como vocês devem saber, fez o Manga pular um muro de três metros (risos) – completou o presidente, ao citar um dos episódios envolvendo o então comentarista esportivo e o hoje ex-goleiro Manga, em dezembro de 1967.

Responsável pela entrega do troféu, Luiz Signor exaltou o feito do clube.

– É, sem dúvida, uma honra estar aqui e poder entregar esse troféu. Nós, da imprensa, acompanhamos a luta da Chape desde a tragédia. E os feitos obtidos no ano passado foram incríveis. Vocês começaram do zero um planejamento. Agora é faturar o "Osmarzão" – disse o editor, citando o troféu Osmar Santos, entregue pelo L! ao campeão do turno do Brasileiro.


News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter