RADAR / LANCE!
30/11/2016
16:44
Medellín (COL)

Enquanto ocorrem as investigações sobre a queda do avião no qual estava a delegação da Chapecoense, a Rádio Blu, da Colômbia, revelou nesta quarta-feira um áudio que retratou o desespero do piloto Miguel Quiroga antes do acidente. Na conversa, o comandante da Avro RJ85 pede mais de uma vez para que a aeronave tenha permissão de pousar, alegando falta de combustível. O áudio tem 11 minutos. Por volta do segundo minuto, vem o primeiro pedido.

- Solicitamos prioridade para o pouso, estamos com problema de combustível - afirma o piloto, que ouve a resposta da controladora:

- Temos uma avião na sua frente. Que tempo tem para permanecer no ar?

O diálogo segue, com o piloto pedindo permissão para pousar, e a controladora dando as coordenadas sobre altitude e a distância de aeroporto. No momento, faltavam 13km para o pouso. Um avião vindo da Colômbia tinha prioridade para pousar por alegar emergência. Outros três voos, incluindo o da Chapecoense, teriam de esperar dando voltas no aeroporto. O piloto insiste.


- Preciso descer de imediato.

Quiroga relata mais uma vez o problema com a aeronave, no minuto 9.

- Estamos com falha elétrica total e de combustível.

O piloto pede à torre de controle as coordenadas para pousar e é atendido. A controladora então pergunta a altitude do avião:

– 9 mil pés, senhorita. Direção, direção... 

Este é o último momento no qual o piloto consegue contato com a torre.

- Pista livre e esperando com chuva sobre a superfície. O sinal do radar se perdeu, não tenho contato - diz a controladora.

A queda do avião culminou na morte de 71 pessoas e seis feridas.