Alan Ruschel no momento que chegava ao hospital

Foto: Guilhermo Ossa / Reuters

LANCE!
02/12/2016
16:29

Notícia boa para os que torcem pela recuperação do lateral da Chapecoense, Alan Ruschel, um dos seis sobreviventes da tragédia. Nesta sexta-feira, o clube catarinense divulgou um boletim médico da situação dos jogadores e  revelou que o atleta,  está com os membros inferiores e superiores funcionando normalmente.  Ele chegou a correr riscos de ficar paraplégico. 

Além disso, ele já consegue se comunicar com os parentes. Ruschel, no entanto, foi submetido a uma  nova cirurgia na coluna e ainda apresenta algumas escoriações. Assim como Ruschell, o zagueiro Neto também se recupera bem. Inclusive, de acordo com a família do jogador, o atleta de 31 anos ainda vai voltar a jogar futebol. 

 -Venho informar com muita satisfação e felicidade que meu filho está cada vez melhor. Acaba de fazer cirurgia na perna e médicos afirmam que voltará ao futebol. Agradeço as orações e continuemos com elas, pois ainda precisamos de confirmações e alta para poder vê-lo de perto. Tenho que dominar minha ansiedade, que é muita- publicou o pai do jogador no Facebook,   Helam Zumper.

O terceiro jogador da Chapecoense resgatado com vida, o goleiro Follmann não corre mais riscos de ter que amputar a perna direita. A esquerda, porém, não resistiu aos ferimentos e teve que ser amputada. Do trio, é o que mais inspira cuidados. Está entubado em estado grave, mas estável. 

O quarto brasileiro internado é o jornalista e narrador da rádio Oeste Capital,  Rafael Henzel está em estado crítico, mas estável. Nesta sexta-feira, com o consentimento da família, foi transferido da Clínica  San Juan de Dios para o Hospital  San Vicente Fundación de Rionegro.  Ele sofreu um trauma torácico e uma fratura de perna.

De acordo com  Ory Rodrigues, colega de trabalho de Henzel, há a possibilidade do jornalista passar por nova cirurgia nas costelas.

 -Rafael Henzel, de acordo com as informações de parentes que estão junto com ele na Colômbia, continua com seu estado de saúde estável, já teve melhora no seu quadro, mas essa melhora no momento parou. Felizmente não teve nenhuma recaída. Está sendo transferido para um hospital com uma estrutura melhor, deve passar por cirurgia para corrigir lesões nas costelas. É certo que o quadro é muito delicado, inspira o máximo de cuidados porém está consciente, lúcido- publicou Ory no Facebook. 

Neto e Ruschel devem seguir os mesmos passos do jornalista e também serão transferidos para o San Vicente Fundácion de Rionegro. Quem já está internado por lá é o goleiro Follmann.