Brasileirão-2018: Após seis anos na série B, Ceará busca se fixar na elite

Clube cearense retorna à elite do futebol brasileiro depois de passar quase 10 anos na segunda divisão. Até o momento, o time de Chamusca está com bom aproveitamento

Ceará pretende se manter no Brasileirão série A: veja ano a ano a campanha nos pontos corridos
Divulgação

Escrito por

Depois de sete anos na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Ceará retornou à elite do futebol nesta temporada. Antes do início da competição, a equipe cearense disputou o Estadual e a Copa do Brasil: o primeiro, o plantel alvinegro conseguiu conquistar o título. Já no segundo parou na terceira fase, ao perder para o Atlético-PR. No decorrer do Brasileirão, o desafio será se manter na Série A.

A última vez que o clube disputou o Campeonato Brasileiro foi em 2011 e no ano anterior, em 2010, também havia atuado. O time cearense não fez campanha de encher os os olhos. Juntando os números, das respectivas temporadas, o aproveitamento foi de apenas 37,5%. 

PRIMEIRO DUELO
Já na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará encarará o Santos, que ficou em terceiro lugar no ano passado. O jogo acontecerá, às 21h, no próximo sábado, dia 14 de abril, em que ocorre a abertura da competição. 

TIME-BASE DO CEARÁ

O que fez em 2018
Aproveitamento: 71,43% (18V, 6E e 4D)
Cearense: campeão
Copa do Brasil: eliminado na terceira fase pelo Atlético-PR

OPINIÃO: 
O LANCE! procurou setoristas do Ceará para fazer uma análise do clube no início da temporada nos jogos em que o time participou. Pelos relatos, a equipe cearense parece está concentrada e focada para fazer um bom Brasileirão, apesar da falta de recursos em comparação aos outros clubes.

- O Ceará tem um time regular, um elenco de bom número, mas que preocupa na hora das mudanças pela diferença de qualidade, principalmente, em relação às peças ofensivas - relatou Danilo Queiroz, da Tribuna Band News FM.

Apesar das dificuldades, o jornalista relatou também que a equipe conta com importantes jogadores, que podem fazer a diferença dentro de campo, destacando determinados atletas.

- Mas equipe conta no ataque com o atacante, de 19 anos, Arthur, que vive grande fase na carreira ao já ter marcado 16 gols na temporada. Já o setor de marcação é o mais forte. Richardson e Juninho são os atuais titulares, em que o primeiro apresenta excelente no desarme, mas um volante moderno e rápido, que puxa contra-ataques - complementou.

O jornalista do site "O Povo", Deusdedit Lopes Ribeiro Neto destacou os contra-ataques rápidos da equipe alvinegra e da estratégia utilizada pelo time cearense. 

- O contra-ataque do Ceará é muito veloz e letal. Os jogadores chegam ao último terço de campo com poucos toques na bola, levando – quase sempre – perigo à meta do adversário, característica marcante na temporada passada que permaneceu em 2018. A equipe de Chamusca, entretanto, também sabe ter o controle da pelota, criando suas principais oportunidades pelos lados do campo. Infiltrações e movimentações entre as linhas dos oponentes são as constantes apresentadas quando o Ceará está propondo jogo ao adversário - explicou o jornalista. 

Por fim,  o profissional comentou da estratégia feita pelo treinador do Ceará que já utilizou duas formações táticas na temporada. Além disso, mencionou a vontade dos jogadores em reter a posse de bola. 

- Dentro de campo, dificilmente veremos um Ceará desorganizado. O time comandado por Chamusca atua no 4-3-3 e tem como característica a organização e o equilíbrio em todos os setores. Quando se defende, os pontas recuam acompanhando a subida dos laterais rivais e formam mais uma linha de quatro, variando o esquema para o 4-1-4-1. Os jogadores pressionam bastante o portador da redonda e, ao recuperar a bola, entra em ação o ponto forte do sistema de jogo alvinegro: a postura reativa para encontrar espaços - finalizou. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter