Thiago Salata
22/08/2016
08:00
São Paulo (SP)

Termina nesta noite, com Corinthians x Vitória, a última "rodada olímpica" do Brasileirão. Foram seis desde a apresentação dos jogadores que disputam a competição a Rogério Micale. Seis jogos em que quatro das seis equipes que brigam pelo título tiveram importantes desfalques. Gabriel Jesus, medalha de ouro com a Seleção Brasileira na Rio-2016, não perdeu a artilharia e seu time, o Palmeiras, não perdeu a liderança. Mas ganhou mais concorrentes. Se a ponta ainda é do Verdão, a "medalha de ouro" no período olímpico foi do Atlético-MG.

O Galo teve o melhor desempenho do grupo de elite nas últimas seis rodadas: 15 pontos conquistados em 18 disputados. Era o oitavo, a nove pontos do líder Palmeiras, antes de entrar no Allianz Parque em 24 de julho, vencer o concorrente por 1 a 0, e encurtar a distância para seis. Hoje, ela é de dois pontos. O Atlético-MG perdeu Douglas Santos no período, enquanto que o Verdão perdeu Jesus e Fernando Prass (este até o fim do campeonato).

Sem desfalques olímpicos, o Flamengo também aproveitou o mês para entrar de vez na briga pelo título, com 13 pontos. O Santos, o mais prejudicado pela Seleção por conta das perdas de Gabigol, Zeca e Thiago Maia, fez dez pontos. Estava a seis do líder, hoje está a quatro.

E o Palmeiras? Se o Alviverde ganhou mais concorrentes no retrovisor, a diferença para o vice-líder mudou em apenas um ponto após as seis rodadas. A distância, que era de três pontos para o vice-líder Corinthians, agora é de dois para o Galo. O período começou turbulento com duas derrotas seguidas, mas ao fim foram oito pontos conquistados sem Jesus e Prass. Mesma pontuação do Grêmio (sem Luan e Walace), que fez um jogo a menos durante a Olimpíada por conta da partida contra o Botafogo, no Rio, adiada para setembro.

O Corinthians, outro sem desfalques, chegará aos mesmos oito pontos se vencer nesta segunda-feira. Com qualquer outro resultado, terá o pior desempenho do grupo de elite no período olímpico. Fez cinco pontos nas últimas cinco rodadas.

O G4 "pré-olímpico" tinha: 1º Palmeiras 32 pts, 2º Corinthians 29, 3º Grêmio 27 e 4º Santos 26. O G4 nesta segunda-feira tem: 1º Palmeiras 40, 2º Atlético-MG 38, 3º Flamengo 37 e 4º Santos 36. Uma vitória do Timão nesta segunda o leva para terceiro, com 37 pontos, e tira o Peixe do grupo dos quatro primeiros.