LANCE!
29/08/2016
06:05

A 22ª rodada do Brasileirão teve dois vencedores evidentes. Palmeiras e Flamengo confirmaram a condição de visitantes mais eficientes e viram os seus principais concorrentes perderem pontos. Sem incorrer em precipitação, é possível dizer que essa capacidade de pontuar fora de casa dá à dupla vantagem em uma competição tão nivelada. No retorno de Gabriel Jesus, o Verdão teve o brilho de outro atacante, Dudu. E no Rubro-Negro, Diego e Damião reeditaram o que já haviam feito contra o Grêmio, sendo decisivos.

O Palmeiras tem agora uma gordura maior na ponta (ela passou de dois para três pontos) e o Flamengo assumiu a vice-liderança por uma combinação de resultados. O empate entre Grêmio e Atlético-MG foi cirúrgico. Os dois times estão na refrega pelo título. O gol de Robinho nos minutos finais, impedindo o triunfo gaúcho, teve simbolismo maior porque o Grêmio tem um jogo a menos e poderia encostar.

As derrotas de Corinthians e Santos complementaram o cenário. O Timão perdeu para a equipe que "escolta" o sexteto, a Ponte Preta, em Campinas. Pelo contexto da competição e das equipes, um resultado dentro da normalidade. Surpreendente, e muito, foi o tropeço do Santos diante do Figueirense, na despedida do atacante Gabigol. O time catarinense não tinha nenhuma vitória como visitante até então e foi encerrar o jejum justamente na Vila Belmiro, dos estádios mais temidos pelos forasteiros.

Cabe ressaltar também a nova arrancada do Cruzeiro sob o comando de Mano Menezes. Assim como ano passado, o técnico assumiu o time a perigo e já o tirou da zona de rebaixamento. A vitória sobre o Santa Cruz foi a confirmação. Mão inversa percorre o São Paulo. O time voltou a tropeçar no Morumbi. Um dia depois da inaceitável invasão de torcedores ao CT, empate por 0 a 0 com o Coxa, que briga contra a degola, acentuou a crise. É o único paulista na segunda face da tabela. Pior ainda está o Inter, que no início do campeonato figurou no G4 e agora está no Z4. O empate com o Sport deixou o Colorado  em 17º lugar, uma situação preocupante para o seu torcedor.  Nesta segunda, a partida Atlético-PR x Botafogo fecha a rodada.