LANCE!
18/11/2016
11:38
Rio de Janeiro (RJ)

O Campeonato Brasileiro pode acabar no próximo domingo. Para isso o líder Palmeiras, que tem 71 pontos, precisa vencer o Botafogo em São Paulo. Mas apenas o próprio resultado não garante o Verdão, que entrará em campo às 17h (de Brasília). Além de superar o Glorioso, o líder dependerá de outros dois resultados. O primeiro deles seria a derrota do Santos, que visita o Cruzeiro em Minas Gerais, no mesmo horário.

Caso essa combinação aconteça, o Palmeiras ainda dependerá do jogo do Flamengo, que recebe o Coritiba no Maracanã um pouco mais tarde, às 19h30 (de Brasília). Para o Verdão ser campeão, no jogo do Rio de Janeiro os flamenguistas não podem vencer.

Na visão de Daniel Bortoletto, editor-chefe do LANCE!, o título não sai neste domingo. Ele entende que o Palmeiras tem tudo para vencer o Botafogo e a Chapecoense em casa, porém, prevê que a definição sairá na penúltima rodada.

- Para mim a decisão ficará para a penúltima rodada. O ponto conquistado pelo Palmeiras em BH (empate por 1 a 1 com o Atlético-MG) foi muito importante. Com dois jogos no Allianz agora o time de Cuca tem tudo para liquidar a fatura e fazer a festa em casa - disse Daniel.

O colunista do LANCE! Eduardo Tironi também não vê o desfecho saindo neste domingo.

- Não acredito que o Brasileiro termine agora. O mais provável é que a definição saia na rodada seguinte. Isso porque o Palmeiras terá dificuldades contra o Botafogo, podendo inclusive empatar - disse Tironi.

O colunista do LANCE! José Luiz Portella também acredita que apenas na penúltima rodada o campeão será conhecido.

- Acho que a definição sairá na próxima rodada. Creio que a combinação completa de resultados que faria o Palmeiras não ocorrerá - afirmou Portella.

João Carlos Assumpção, colunista do LANCE!, não foge à regra e segue a linha de raciocínio dos demais especialistas.

- Acredito que o campeão, pelo menos matematicamente, ainda não sai nesse final de semana, por que o Santos, mesmo jogando fora de casa, e o próprio Flamengo podem fazer três pontos. E o Botafogo não é presa fácil para o Palmeiras. De qualquer forma, matematicamente ou não, considero o Palmeiras campeão há tempos. Duvido que será superado por Santos ou Flamengo - afirmou.

EQUILÍBRIO PODE LEVAR DECISÃO PARA RODADA FINAL


Eduardo Mansell, editor do LANCE!, concorda com Daniel e Tironi e não vê a definição no domingo. Ele, porém, entende que o equilíbrio entre os times levará a disputa para a rodada final.

- Acho pouco provável que o Palmeiras conquiste o título neste fim de semana. Além de ter um jogo muito duro com o Botafogo, vai depender de dois resultados, sendo um pouco provável: um tropeço do Flamengo. Das combinações possíveis a mais fácil de auxiliar o Palmeiras é a derrota do Santos, que pega o Cruzeiro embalado em Minas Gerais. Mesmo assim não se pode cravar por conta do bom momento do Santos. Acho que o Brasileiro só decide na última rodada - disse Mansell.

Além do Botafogo em casa, o Palmeiras ainda recebe a Chapecoense e se despede da competição visitando o Vitória na Bahia. O Santos, visita o Cruzeiro e o Flamengo, fechando a sua participação em casa com o América, já rebaixado. Já os flamenguistas, além do jogo com o Coritiba e do confronto direto com o Peixe, visita o Atlético-PR na rodada final.