RADAR / LANCE!
09/02/2017
12:02
Rio de Janeiro (RJ)

Embalados por vitórias no meio de semana, Botafogo e Flamengo se preparam para um clássico que ganhou contornos dramáticos na quarta rodada da Taça Guanabara. Marcado para as 19h30, no Nilton Santos, o duelo pode apontar os mais diversos caminhos para a rodada decisiva da competição. 

O LANCE! destrincha abaixo as consequências de cada resultado, com opiniões de especialistas e tudo o que está em jogo.

GONÇALVES - Campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995

Por mais que o Flamengo venha para o Campeonato Carioca com uma equipe mais entrosada, não há dúvida de que o Botafogo teve sua autoestima elevada com essa classificação. Caso o Jair Ventura saiba valorizar este momento bom na Copa Libertadores, o Glorioso pode medir forças de igual para igual no clássico.

JUNIOR - Multicampeão pelo Flamengo


Mesmo que haja o clima de rivalidade em torno das duas equipes, a tendência é de que o clássico fique esvaziado devido aos resultados que ocorreram no meio de semana. Mais voltado para a disputa da Copa Libertadores, o Botafogo deve utilizar uma equipe alternativa, pois tem jogo na próxima semana, enquanto o Flamengo já está com sua vaga para a próxima fase da Taça Guanabara assegurada.

CARLOS ALBERTO VIEIRA - Colunista do LANCE!

A grande motivação está com o Flamengo, que vem usando os jogos de Estadual e Primeira Liga com,o preparação e entrosamento para a Libertadores e atuando muito bem. O Botafogo necessariamente tem de voltar o foco para a terceira fase da Libertadores. Com isso, haverá um dilema para Jair Ventura: escalar time A contra um rival embalado pode ser uma faca de dois gumes, pois a derrota pode baixar o ânimo para o "mata-marta do ano". Colocar os reservas pode não ser uma boa, pois o rival é fortíssimo e vai que goleia. Imagino o torcedor do Flamengo motivadíssimo. E o do Bota em outra "vibe".

EDUARDO MANSELL - Editor do LANCE!

O que aconteceu ao longo da semana interfere totalmente no clássico. O Botafogo não vai entrar com seus titulares com toda a certeza, pois tem decisão pela Libertadores na próxima semana. Os reservas vão a campo e podem fazer até a melhor partida do time no Estadual, pois dessa vez a responsabilidade não estará com eles e sim com o rival. Com todo respeito a Nova Iguaçu e Macaé, diante deles a obrigação de vitória era do Botafogo, mesmo reserva. Agora, o que o Glorioso conseguir é lucro. O Flamengo, por sua vez, chega embalado e tem tudo para vencer. Só não pode acreditar que a vitória está conquistada, pois essa equipe de Jair Ventura costuma vender caro qualquer resultado.

O QUE PODE ACONTECER

VITÓRIA DO BOTAFOGO 

DO LADO DO BOTAFOGO -
chega a sete pontos e, caso o Madureira tropece no duelo com Nova Iguaçu, vai para a última rodada da Taça Guanabara dependendo de novo triunfo seu, e torcendo para que alguém perca no duelo entre Flamengo e Madura.

DO LADO DO FLAMENGO - Estaciona nos nove pontos e, em caso de vitória do Madureira contra o Nova Iguaçu, pode se complicar. Chegará à última rodada não podendo perder para o Madureira, e ficará de olho no resultado do Botafogo com o Boavista. 

EMPATE 


DO LADO DO BOTAFOGO - Sobe para cinco pontos e, independente do resultado de Madureira x Nova Iguaçu, não consegue mais alcançar sequer a segunda vaga.   

DO LADO DO FLAMENGO - Assegura a vaga, e chega à última rodada apenas decidindo em qual colocação terminará no Grupo B da Taça Guanabara.

VITÓRIA DO FLAMENGO

DO LADO DO BOTAFOGO -
Para nos quatro pontos, e também está eliminado com uma rodada de antecedência.

DO LADO DO FLAMENGO - Garante de vez a vaga e só perderá a primeira colocação se o Madureira superar o seu saldo de gols (atualmente, o Fla tem 10 de saldo, contra 4 do Madura).