Valdomiro Neto
03/06/2016
06:05
São Paulo (SP) 

A quinta rodada do Campeonato Brasileiro não teve nenhum 0 a 0, mas isso não significa que tenha sido abarrotada de gols. Em seis dos dez jogos (60%), prevaleceu  o magro placar de 1 a 0. Curiosamente, duas partidas - Palmeiras x Grêmio e Coritiba x Chapecoense - terminaram com o inusitado 4 a 3.

O Verdão, assim, derrubou os gaúchos, que eram um dos invictos. E a equipe catarinense passou pelo Coritiba e é, ao lado do líder Internacional, o único sem saber o que é perder na competição. O Santa Cruz, que também ainda não tinha sido superado, caiu justamente no clássico pernambucano, e em casa, para o Sport. O placar? O renitente 1 a 0. 

Embora ainda não tenha perdido, a Chapecoense não figura no G4 - está em sexto. Isso se explica pelo excesso de empates da equipe: três em cinco jogos. Igualdade, que aliás, só foi vista em uma partida neste meio de semana: Atlético-MG 1 x 1 Fluminense. Se o Galo voltou a tropeçar em casa, é outro o time mineiro que está penando de verdade. O América perdeu em casa para a Ponte e amarga a lanterna na condição de única equipe que ainda não triunfou no certame. 

Times das duas maiores torcidas do país, Corinthians e Flamengo estão em terceiro e quarto lugar. Os dois deram sua contribuição para o excesso de 1 a 0 ao vencerem dessa forma em casa Santos e Vitória, respectivamente.  Vale também destacar que os dois representantes do Paraná estão na zona de rebaixamento: o Coritiba é o 17º e o Atlético-PR é o penúltimo colocado. 


A sexta rodada, que acontece neste fim de semana, terá clássicos nacionais: Santos x Botafogo (Pacaembu), Flamengo x Palmeiras (Mané Garrincha) e Cruzeiro x São Paulo (Mineirão), todos no domingo.