Referências na base, Atlético-PR e Vitória duelam pelo Brasileirão

Partida entre Furacão e Rubro-Negro marca encontro entre dois dos principais clubes formadores do Brasil; Utilização de jovens jogadores é tradição em ambos os times

Atlético PR x Vitória
Em 2016, o duelo terminou empatado em 1 a 1, na Arena da Baixada (Foto: Guilherme Artigas/Fotoarena/Lancepress!)

Escrito por

A partida entre Atlético-PR e Vitória, neste domingo, às 16h, na Arena da Baixada, válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, coloca frente a frente dois dos clubes que mais valorizam as categorias de base e revelam no Brasil.

Nas primeiras nove rodadas da Série A deste ano, o Furacão é a equipe que mais utilizou jogadores da base nas partidas ao lado do Vasco, 13 no total. Além disso, o clube paranaense é o segundo no percentual do uso das promessas das divisões inferiores em relação ao número de atletas utilizados no Brasileirão: 41% contra 48% dos cariocas.

Um dos pontos fundamentais do clube, as categorias de base do Atlético Paranaense contam com excelente estrutura e metodologia avançada que visam o desenvolvimento e formação dos jovens jogadores. Tudo em prol do aproveitamento cada vez maior das promessas entre os profissionais.

- O sucesso da base do Atlético-PR vem da filosofia como o clube pensa já há muitos anos. Mais do que revelar jogadores, queremos formar cidadãos, e isso temos conseguido ano a ano. Essa integração entre base e profissional começa desde o momento em que os meninos passam a entender a história e o funcionamento de toda a complexidade do Clube Atlético Paranaense. Ficamos felizes com o resultado de sermos um dos principais clubes-formadores do país, mas com o respaldo da presidência e o esforço de todo o departamento de futebol, almejamos sempre mais - explica William Thomaz, diretor-técnico do Furacão.

No Vitória, o cenário é parecido. Famoso celeiro de grandes jogadores do futebol nacional, o Leão conta com histórico respeitável: Bebeto, Dida, Junior, Vampeta e Fábio Costa são alguns dos nomes revelados pelo clube. Além de exemplos recentes como Hulk e David Luiz.

A tradição segue cultivada pelo clube. Nesta semana, o Vitória levou o Campeonato Baiano Sub-20, após bater o Atlântico na decisão. O Leão retomou a hegemonia no estado, já que em 2016 o título ficou com o rival Bahia. Das sete edições desta década, o Rubro-Negro levou cinco títulos, enquanto o Bahia ficou com apenas dois. Nesta temporada, o Leão chegou até as quartas de final da Copa do Brasil Sub-20.

- Nossa divisão de base precisa ser cuidada de forma profissional, como estamos fazendo. A formação do atleta, passando por todas as categorias, precisa ser o foco, para que não precisemos mais contratar tantos jogadores, pois teremos a base como fonte de recursos. Não vamos abrir mão da base. Estamos fazendo o futuro agora - afirma Ivã de Almeida, presidente do Vitória.

Um dos principais jogadores do clube na temporada é David. O atacante de 21 anos foi formado no clube e hoje é peça fundamental da equipe treinada por Alexandre Gallo. Até o momento, são cinco gols na temporada.

Na última terça-feira, o Vitória também teve o goleiro Yuri Batista convocado para período de treinos pela seleção brasileira sub-17. Em toda a história, o Leão teve sete atletas jogadores convocados para o Mundial Sub-20. Em 2016, o Rubro-Negro contou com nove jogadores chamados para as seleções de base, liderando, assim, o número de convocações nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter