Vinícius Faustini
13/10/2016
15:06
Rio de Janeiro (RJ)

As multidões despertam para, logo mais, assistir a um novo capítulo da rivalidade entre Fluminense e Flamengo. Às 21h, no Estádio Raulino de Oliveira, as duas equipes entram em campo pela 30ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro visa se aproximar do atual líder Palmeiras e ficar mais perto de um novo título, enquanto o Tricolor das Laranjeiras tenta se fortalecer na briga por uma vaga na Libertadores.

Enquanto aguardam as emoções, ex-jogadores e torcedores ilustres da dupla Fla-Flu recordam ao LANCE! quais foram os clássicos mais marcantes desta rivalidade que marca o futebol carioca. 

PARA OS TRICOLORES

DUILIO (ex-zagueiro) - Fluminense 1x0 Flamengo - 11/12/1983 - Campeonato Carioca 


Sem dúvida, a decisão de 1983. Ninguém acreditava que poderíamos ser campeões mas, aos 44 do segundo tempo, Assis recebeu uma bola, estufou a rede, e conseguimos vencer um Flamengo que era favorito. Um Fla-Flu não é fácil nem em bolinha de gude, mas nesta situação em que ninguém acreditava, não dá para esquecer.

WASHINGTON (ex-centroavante)- Flamengo 3x3 Fluminense - 14/9/2010 - Campeonato Brasileiro

Foi um Fla-Flu aguerrido, em um momento muito importante na nossa briga pelo título brasileiro de 2010. O Flamengo ficou por duas vezes na frente do placar, mas a gente correu atrás e conseguiu o empate graças a dois gols de Rodriguinho. Em um ano duríssimo, no qual brigamos ponto a ponto com Corinthians e Cruzeiro, esta busca foi fundamental para a sequência do ano.

IVAN LINS (cantor) - Flamengo 2x3 Fluminense - 25/6/1995 - Campeonato Carioca

Aquele gol de barriga do Renato Gaúcho foi enlouquecedor. O Flamengo já contava com aquele empate, cantava "ai, ai, ai, tá chegando a hora". Eu, que estava na arquibancada do Maracanã com aquele sentimento de tristeza, indignação presos na garganta, vi aquele gol no finalzinho se tornar uma catarse para a gente na torcida do Fluminense. Esse Fla-Flu é para não esquecer! 

DADO VILLA LOBOS (cantor) - Flamengo 2x3 Fluminense - 25/6/1995 - Campeonato Carioca

Eu estava lá, foi lindo. A torcida do Flamengo gritando "é campeão", e eu sentado, nervoso, o Fluminense com inferioridade numérica. De repente, naquela jogada fatal, vem o gol de barriga e uma sensação maior.  

DO LADO RUBRO-NEGRO

JULIO CESAR URI GELLER (ex-ponta) - Flamengo 1x1 Fluminense - 14/9/1980 - Campeonato Carioca

Eu tive grandes Fla-Flus na carreira, são jogos pesados, duros. Mas o que mais marcou foi o de 1980, no qual estreou o Luis Pereira. Fiz um gol muito bonito, no qual recebi um passe do Zico, avancei na área e estufei a rede. O gol foi destaque da rodada, e me trouxe boas lembranças.

ATHIRSON (ex-lateral-esquerdo) - Fluminense 1x2 Flamengo - 16/4/2000 - Campeonato Carioca

Foi um jogo acirrado, no qual a gente estava empatando, quando tivemos um pênalti a favor aos 47 minutos. Eu era um garoto, tinha voltado da Seleção Brasileira e pedi para bater. Conhecia bem o Zetti, que era o goleiro do Fluminense, e consegui dar o gol da vitória. O Paulo Cesar Carpegiani, nosso técnico na época, elogiou minha personalidade de pedir para cobrar, e a partir daí passei a ser o batedor oficial.

NEGUINHO DA BEIJA-FLOR (cantor) - Flamengo 2x3 Fluminense - 25/6/1995 - Campeonato Carioca

Na "Era Zico" tivemos muitos bons Fla-Flus, mas aquela derrota de 1995 foi para não esquecer. Eu estava na casa de uns amigos tricolores, o Flamengo estava com o título na mão quando aquele gol no finzinho fez a gente perder. Doeu fundo, mas é do jogo.

IVO MEIRELLES (músico e cantor) - Flamengo 4x1 Fluminense - 16/2/1986- Campeonato Carioca

O jogo da volta do Zico após a cirurgia foi para não esquecer. A gente não sabia se ele ia voltar a ser aquele craque. Mas lá no Maracanã, eu vi o Galinho responder aos gritos de "bichado" da torcida do Fluminense em grande estilo: marcando três gols e mostrando que ainda tinha muita alegria para dar para nós.