Miro Neto
12/09/2016
07:05
São Paulo (SP) 

Os resultados do fim de semana no Brasileirão deram nova pitada de emoção nas disputas por título e vaga na Libertadores. As vitórias de Flamengo e Santos, aliadas ao empate entre Grêmio e Palmeiras, foram as principais responsáveis por isso. Ao vencer o Vitória de virada, em Salvador, o Rubro-Negro ficou a um ponto do líder Verdão. Na quarta, o Allianz Parque receberá o confronto direto entre as equipes. É a primeira "final"! O Galo pega nesta segunda à noite o Fluminense podendo ficar a apenas dois da ponta. Haja emoção!

Na Vila Belmiro, o Santos encerrou a má fase ao derrotar o Corinthians, também de virada. Foi um resultado de duplo benefício, pois o rival paulista é o quarto colocado, última posição que dá vaga na Libertadores. O Peixe encurtou a distância de quatro para um ponto e, de quebra, ainda pode aspirar também ao título (por que não?).

E por falar em viradas, houve mais uma, e espetacular, com placar atípico. O Sport venceu o clássico pernambucano diante do Santa Cruz por 5 a 3, na Ilha do Retiro. O incrível é que o primeiro tempo terminou 1 a 0 para os visitantes, que ampliaram no início do segundo. Resumo: foram sete gols na segunda parte do jogo. Outro resultado marcante do domingo, não pelos números, mas pelo caráter surpreendente, foi a vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro, no Mineirão. A Raposa tinha a maior pontuação do segundo turno e na semana retrasada havia feito 5 a 2 no mesmo adversário, fora de casa, pela Copa do Brasil.

O mau resultado do Cruzeiro foi festejado pelo São Paulo. O Tricolor obteve sua primeira vitória sob o comando de Ricardo Gomes. Os 3 a 1 foram no Figueirense, oponente na disputa contra o rebaixamento. Além do tropeço da Raposa, o São Paulo também sorriu com derrotas de outros dois ameaçados pela degola: Coritiba (1 a 0 para a Chapecoense, na Arena Condá) e Internacional (2 a 1 para o Atlético-PR, em Curitiba). E ainda houve o insucesso do Vitória contra o Flamengo pra completar o contexto positivo!