Setembro Amarelo

Fla e Vitória vão apoiar campanha de prevenção ao suicídio neste sábado, no Barradão (Foto: Divulgação)

LANCE!
08/09/2016
15:48
Salvador (BA)

Flamengo e Vitória vão se unir neste sábado por uma causa nobre. Na partida no Barradão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, os dois times vão promover ações especiais em apoia à campanha #setembroamarelo, de prevenção ao suicídio. Sábado, dia da partida, também é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Os jogadores das duas equipes entrarão em campo com munhequeiras da cor amarela e uma faixa com os dizeres: #setembroamarelo - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: falar é a melhor solução. Apoiador da campanha, o jornalista André Trigueiro, autor do livro 'Viver é a melhor opção', elogia a iniciativa dos clubes.

- Quis o destino que esse clássico do futebol brasileiro fosse disputado num dia muito especial, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O assunto é pouco falado, mas é considerado caso de saúde pública no Brasil e no mundo. Você sabia que a cada ano cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio? Em pelo menos 90% dos casos, o suicídio pode ser prevenido, e a informação certa, na hora certa, pode salvar vidas. Os jogadores de Vitória e Flamengo entrarão em campo levando a cor do setembro amarelo, a cor da campanha internacional que durante todo esse mês celebra a valorização da vida. E o Barradão dará o seu recado para o Brasil: seja qual for o placar do jogo, viver é a melhor opção - comentou Trigueiro.

Desde setembro de 2014, o #setembroamarelo realiza campanhas de conscientização sobre a prevenção, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

No site da campanha, há diversas formas de participar dessa mobilização, entre as quais estão iluminar prédios públicos, colocar faixas, organizar passeatas, passeios de bicicleta e motocicleta, distribuição de folhetos, uso de camiseta ou fita amarela.