RADAR / LANCE!
02/08/2016
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

O desfecho do Primeiro Turno está a duas rodadas de se concretizar. Porém, a corrida pelo título simbólico, o Troféu Osmar Santos, concedido pelo LANCE! ao seu campeão (que pode ser conhecido apenas no dia 4 de setembro por conta do adiantamento do duelo entre Botafogo e Grêmio) continua em aberto: sete equipes estão com chances matemáticas de ser o "campeão de inverno".

Das 13 edições da competição por pontos corridos, desde 2003, dez vezes o "campeão de inverno" deu a volta olímpica no fim do ano. As exceções foram o Grêmio (2008), Internacional (2009) e Atlético-MG (2012). Porém, outra briga promete trazer emoções nas últimas rodadas: quem lutará para encerrar o Primeiro Turno longe do Z4. 

O LANCE! traça como está o panorama da briga pelo título e a corrida contra a agonia do descenso, com os respectivos caminhos desta reta final. Confira!

LUTA POR TÍTULO E VAGA NA LIBERTADORES

1º - CORINTHIANS - 33 pontos


3/8 - 21h45 - Atlético-PR (fora)
​8/8 - 21h - Cruzeiro (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

2º - SANTOS - 32 pontos

Próximos jogos:
3/8 - 21h45 - Flamengo (casa)
7/8 - 11h - América-MG (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Zeca, Thiago Maia e Gabigol.

3º - PALMEIRAS - 32 pontos

Próximos jogos:

4/8 - 21h30 - Chapecoense (fora)
7/8 - Vitória (casa)

Cedido à Seleção Olímpica: Gabriel Jesus.

4º - GRÊMIO - 31 pontos

Próximos jogos:

4/8 - 19h30 - Santa Cruz (casa)
4/9 - 18h30 - Botafogo (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Walace e Luan.

5º - FLAMENGO - 30 pontos

Próximos jogos:

3/8 - 21h45 - Santos (fora)
6/8 - 18h30 - Atlético-PR (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

6º - ATLÉTICO-MG - 29 pontos

Próximos jogos:

4/8 - 19h30 - São Paulo (fora)
8/8 - 20h - Chapecoense (casa)

7º - ATLÉTICO-PR - 26 pontos

Próximos jogos:

3/8 - 21h45 - Corinthians (casa)
7/8 - 18h30 - Flamengo (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Weverton.

OPINIÃO

CARLOS ALBERTO VIEIRA:
"Ocorreu uma mudança bem significativa em relação à ultima semana. a vitória do Flamengo no Paraná (é incomum) e o Palmeiras ser engolido pelo Botafogo. Isso faz o campeão ser uma incógnita, pois abriu várias possibilidades. 

O Corinthians ficou numa boa, mas tem o jogo com o Atlético-PR, que está muito bem e jogará em casa. Imagino um empate, o que poderia colocar Santos como principal concorrente para a ponta. Mas para isso ele precisaria vencer o Flamengo na próxima rodada, jogo dificílimo, até porque o Flamengo, em Cuiabá, jogará em casa. Outra partida com pinta de empate. 

Isso poderia colocar o Palmeiras de novo como o time que terminará o turno na frente? Não. O Palmeiras encara a complicada Chapecoense em Santa Catarina. Lá, empate é lucro. Assim, quem corre por fora e pode atropelar é o Grêmio. Joga em casa contra o Santa Cruz e deve ser o único do G4 capaz de se considerado franco favorito em seu jogo. Embora Flamengo e Atlético estejam em recuperação e possam sonhar com o primeiro lugar. Vejo a situação complicada. Mesmo se o Flamengo vencer seus dois jogos, ele não terminaria em primeiro se o Corinthians conseguisse quatro pontos. Caso o Timão empate com o Furacão, certamente vencerá o irregular Cruzeiro na rodada final em casa. Pronto. Adeus Flamengo. E o Galo, com 29 pontos depende de muitas combinações além de duas vitórias contra São Paulo (fora) e Chape (em casa).

Por tudo isso, estou colocando o Corinthians como vencedor do turno, com o Santos tendo uma chance boa: vencendo o Flamengo e torcendo pelo empate do Timão contra o Furacão e o Grêmio correndo por fora".

EDUARDO MANSELL: "É difícil apontar quem vai virar na frente após o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras vem caindo de produção. O Corinthians tem um jogo chave contra o Atlético-PR. Se ganhar, tem tudo para confirmar contra o Cruzeiro, em casa, o primeiro lugar. O confronto direito entre Santos e Flamengo afasta um dos dois. Não se pode descuidar do Galo, que vem crescendo na hora certa e tem tabela bem favorável. Tirou um pouco da graça o adiamento do jogo do Grêmio com o Botafogo, já que os gremistas estão no páreo".

LUTA PARA SE LIVRAR DO REBAIXAMENTO

12º SPORT - 21 pontos

Próximos jogos

3/8 - América-MG (casa)
7/8 - Figueirense (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

13º INTERNACIONAL - 21 pontos

Próximos jogos:

4/8 - Cruzeiro (fora)
7/8 - Fluminense (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: William e Rodrigo Dourado.

14º BOTAFOGO - 20 pontos

Próximos jogos

4/8 - Ponte Preta (fora)
​4/9 - Grêmio (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

15º FIGUEIRENSE - 20 pontos

3/9 - Fluminense (fora)
7/8 - Sport (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

16º VITÓRIA - 19 pontos

Próximos jogos


4/8 - Coritiba (casa)
7/8 - Palmeiras (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

17º CORITIBA - 18 PONTOS

Próximos jogos

3/8 - Vitória (fora) 
7/8 - Ponte Preta (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

18º SANTA CRUZ - 17 pontos

Próximos jogos


4/8 - Grêmio (fora)
7/8 - São Paulo (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

19º CRUZEIRO - 15 PONTOS

Próximos jogos


4/8 - Internacional (casa)
8/8 - Corinthians (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Romero (Argentina).

20º AMÉRICA-MG - 9 pontos

Próximos jogos


3/8 - Sport (fora)
​7/8 - Santos (casa)

Convocados à Seleção Olímpica: Ninguém.

OPINIÃO

CARLOS ALBERTO VIEIRA:
"Na zona de degola creio que os quatro últimos se manterão, com apenas uma alteração de posição, o Cruzeiro na frente do Santa Cruz na antepenúltima posição. O jogo chave é Vitória x Coritiba. Se o Coxa vencer em Salvador, sai do Z4 e joga o baiano no purgatório. Mas acho pouco provável".

EDUARDO MANSELL: "Na luta contra o rebaixamento, o América já foi. O Cruzeiro vai depender muito da força que o Mano Menezes vai conseguir passar para o grupo. Se ganhar a confiança do mesmo tudo bem, se livra. Mas se demorar um pouco para isso não vai dar mais tempo. O Santa Cruz vem caindo muito de produção e passou a ser o candidato mais forte depois do América. O Coritiba também peca na irregularidade. Dos que estão na parte de baixo, o Botafogo é o que mostra mais poder de reação".