Vasco x Corinthians (Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

Série de empates pode custar caro aos vascaínos na classificação (Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

Tristão Garcia
20/11/2015
17:54
Rio de Janeiro (RJ)

A situação do Vasco no Brasileirão ficou extremamente delicada com o empate diante do Corinthians.  A equipe, que lidou com o alto risco de rebaixamento na competição toda, voltou a andar a passos muito lentos, e isto deve custar muito caro na classificação final.

Até mesmo após reagir na competição, o Cruz-Maltino  passou a empatar demais. Esta série de tropeços traz fortes consequências em uma competição de pontos corridos. É melhor alternar entre perder e ganhar, especialmente pelo critério de vitórias.

Agora, a equipe tem dois jogos fora de casa um como mandante. Pelo perfil fraco que mostrou na competição, e a necessidade de tirar cinco pontos para sair do Z4 ficam em 94%.

Não é só a pontuação que faz com que o Goiás tenha os mesmos 94% de risco de cair do Vasco. O Esmeraldino também lida com a dificuldade de ter dois dos seus três últimos jogos como visitante, vem de derrota em casa e um perfil fraco.

Campeonato Brasileiro - Goias x Coritiba (foto:Carlos Costa/LANCE!Press)
Coritiba joga duas partidas em casa (foto:Carlos Costa/LANCE!Press)

Além de ter conseguido uma proeza, que foi a de vencer fora de casa, o Coritiba conta com a tabela a seu favor. São dois jogos como mandante e um fora, e isto é um fator que também pode ajudar a equipe a ultrapassar o Avaí (que joga duas como visitante). O Coxa-Branca tem 50% de risco de terminar o Brasileiro como uma das equipes do Z4, contra 45% do Avaí, primeiro fora da degola.

HOME - Ponte Preta x Figueirense - Campeonato Brasileiro - Moisés Lucarelli (Foto: Reprodução/Premiere)
Figueirense mostra bom poder de reação (Foto: Reprodução/Premiere)

O Figueirense foi outra equipe que conseguiu contrariar a lógica da sua campanha, ao vencer a Ponte Preta fora de casa. Além disto, a equipe joga duas em casa e vem se mostrando muito determinada em somar pontos. É assim que está conseguindo ficar distante da zona de rebaixamento - a ponto de estar com 17% de possibilidade de cair.

O Joinville é outro clube da parte de baixo da classificação que tem duas partidas em casa. Porém,  está muito atrasado para conseguir uma reação, por isto praticamente selou seu rebaixamento.

* Tristão Garcia é especialista em Estatística/Matemática da Academia LANCE! e proprietário do site Infobola

CONFIRA A LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO (Fonte: Infobola)

Joinville - 99%
Vasco - 94%
Goiás - 94%
Coritiba - 50%
Avaí - 45%
Figueirense - 17%
Fluminense - 1%