Botafogo x Bangu
Igor Siqueira
10/04/2016
20:36
Rio de Janeiro (RJ)

Foi suado, mas o Botafogo venceu o Bangu e confirmou a classificação às semifinais do Campeonato Carioca. O Alvinegro não jogou bem e conseguiu a vaga com um magro 1 a 0, alcançado nos minutos finais. Rodrigo Lindoso foi o salvador da pátria alvinegra, convertendo o pênalti que assegurou o triunfo.

Para garantir a vaga no mata-mata, o Botafogo chegou a 11 pontos. Já o Bangu parou nos quatro. Na última rodada, o Fogão enfrenta o Boavista, em Bacaxá, e o Bangu encara o Flamengo, em Macaé.

O primeiro tempo do Botafogo passou longe de ser um primor, ainda que o time alvinegro tenha ficado muito mais com a bola do que o tímido Bangu. A retranca alvirrubra escondeu os meias do Botafogo, que não tiveram espaço para movimentação.

A válvula de escape mais eficaz acabou sendo o lateral-direito Luis Ricardo, que teve campo aberto para frequentes subidas ao ataque.

Se as laterais estavam menos obstruídas, não haveria outra forma de criar jogadas a não ser por meio de cruzamentos. Foi com uma cabeçada que o zagueiro Emerson Silva perdeu a melhor chance do Botafogo na etapa inicial.

O Bangu até que teve uma bola dentro da área que poderia ter ido para o fundo das redes, mas Igor Goulart deu um chute constrangedor frente a frente com Jefferson.

Obviamente insatisfeito pelo descompasso ofensivo do Botafogo, Ricardo Gomes sacou Octávio e voltou com Luis Henrique para o segundo tempo, dando mais liberdade para Ribamar se movimentar sem perder a presença de área.

O Bangu melhorou, passou a trocar mais passes no campo de ataque. Com isso, quem teve espaço para contra-atacar foi o Botafogo. Uma chance de ouro caiu nos pés de Luis Henrique. Mesmo demorando a definir a jogada, conseguiu bater lascado na bola, que caprichosamente foi se arrastando até explodir na trave.

O Botafogo chegou a imprimir uma pressão maior nos minutos subsequentes à bola na trave, só que o time perdeu o ímpeto, dando ainda brechas para sustinhos do Bangu.

Já no apagar das luzes, com o jogo se encaminhando para um melancólico empate, Luis Henrique foi derrubado na área. Rodrigo Lindoso chamou a responsabilidade, garantindo a vitória e a classificação do Botafogo.

BOTAFOGO 1 x 0 BANGU
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 10/4/2016, às 18h30
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Auxiliares: Eduardo Souza Couto e Thiago Gomes Magalhães
Cartões amarelos: Joel Carli, Rodrigo Lindoso (BOT); Anderson Penna, Guilherme (BAN)
Renda/Público: R$ 21.045,00 / 1.509 pagantes
Gols: Rodrigo Lindoso, 47'/2ºT (1-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo; Rodrigo Lindoso, Fernandes (Dierson, 23'/1ºT), Octávio (Luis Henrique, intervalo), Gegê (Neílton, 33'/2ºT) e Salgueiro; Ribamar. Técnico: Ricardo Gomes

BANGU: Célio Gabriel, Paulo Barrach, Rafael Henriques, Arthur Sanches (Anderson Penna, 16'/2Tº) e Guilherme; Mauro Silva, Júnior, Giovanni Carioca (William Amendoim, 15'/2ºT), Almir e Magnum; Igor Goulart (Carlinhos, 21'/2ºT). Técnico: Mario Marques