LANCE!
24/10/2016
15:43
Rio de Janeiro (RJ)


O Botafogo está caminhando para conquistar uma vaga na próxima Copa Libertadores e na visão dos especialistas do LANCE! o clube vai precisar abrir mais os cofres na busca por contratações de peso. Pois somente assim conseguirá fazer bonito no torneio continental.

- Apesar de o time ter encaixado no segundo turno, é preciso melhorar o nível para uma possível Libertadores em 2017. Seria importante contratar um grande atacante e um grande camisa 10. Se possível, também pegar um atacante de alto nível que saiba jogar pelas pontas e volantes que saibam sair jogando. Com pelo menos três ótimos nomes e mantendo o elenco atual, o Botafogo entrará no próximo ano bem cotado por taças - analisou Vinicius Perazzini, editor do LANCE!.

Na visão do blogueiro Eduardo Mansell, o meio e o ataque são os setores mais carentes.

- Entendo que o Botafogo precisa reforçar principalmente seu meio. Um volante para ser segundo homem e um outro para dialogar com o Camilo na criação de jogadas. Também contrataria um atacante, pois o Sassá tem frequentado o departamento médico e o Canales não vingou. Essas são as prioridades. No mais apostaria em um ou outro nome para composição de elenco - disse Mansell.

NOMES INDICADOS

Para resolver essas carências, Mansell aposta em alguns nomes valorizados no mercado.

- O centroavante apostaria no Kempes ou no Bruno Rangel. Os dois nomes da Chapecoense podem deslanchar no Botafogo. Ambos teriam facilidade, por motivos diferentes, a se adaptarem ao estilo do Neilton e do Rodrigo Pimpão. Para segundo volante apostaria em algum nome de fora. Hernanes ou Paulinho, por exemplo. Ambos poderiam ser seduzidos pelo projeto da Libertadores. Paulinho, inclusive, teria a chance de jogar mais perto de Tite. Logicamente que não são negociações baratas. Já o meia voltaria a investir no Maicosuel, pois tem histórico no clube e pode ser seduzido a deixar o Atlético. Para jogar com Camilo é importante um apoiador de velocidade. Eles se completariam - disse Mansell.


Perazzini não é menos ousado nas indicações e recorre a Seedorf para lembrar que nada é impossível em se tratando de Glorioso.

- Seedorf era para ter sido o camisa 10 na Libertadores de 2014, porém ele virou técnico do Milan pouco antes da estreia do Glorioso. Para agora, valeria muito tentar um nome de peso em nível igual, para resgatar de vez a autoestima da torcida, que tem crescido com esta arrancada no Brasileirão. Vale uma sondagem no Kaká, do Orlando City, apresentar um projeto. Depois da contratação de Seedorf, não duvido de mais nada. Na mesma linha de reforços com "ambição", Nilmar e Luis Fabiano seriam ótimas pedidas. Olhando para opções mais viáveis, dentro do mercado nacional há nomes interessantes que estão em baixa em seus clubes. Michel Bastos, Arouca, Cristian e Rafael Marques certamente cairiam como uma luva no Botafogo - disse o editor.

O ESQUEMA

Quando o assunto é esquema, os dois especialistas divergem:

Time de Mansell: Eu manteria o tradicional 4-4-2. Pelas características dos jogadores. O time teria: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Aírton, Paulinho, Maicosuel e Camilo; Neilton e Bruno Rangel (Sassá)

Time de Perazzini: O vice-presidente de futebol do Botafogo, Antônio Carlos Azeredo, o Cacá, prometeu "três ou quatro reforços para disputar a Libertadores em uma condição boa". O time abaixo, com quatro bons reforços, certamente faria bonito. Assim, montaria o time com: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Airton; Arouca, Michel Bastos,
Camilo e Kaká; Nilmar


SITUAÇÃO DOS REFORÇOS

Kempes tem contrato com a Chapecoense até o fim de 2016

Bruno Rangel é outro atacante que tem contrato somente até o fim do ano com a Chapecoense

Hernanes tem vínculo com a Juventus até julho de 2018, mas não se firmou na Velha Senhora

Paulinho assinou com o Guangzhou Evergrande, da China, até 2019

Maicosuel está preso ao Galo até junho de 2019

Arouca: O volante tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2018

Michel Bastos: Tem vínculo até dezembro de 2017, mas parece fora dos planos do São Paulo

Kaká: O vínculo de Kaká com o Orlando se encerra em dezembro de 2017

Nilmar: Junho de 2017 se encerra o contrato de Nilmar com o Al-Nasr dos Emirados Árabes

Cristian: O volante já teve nos planos do Botafogo e fica no Corinthians até dezembro de 2017

Rafael Marques: O Botafogo precisaria convencer o Palmeiras a liberá-lo antes do fim de 2017, quando acaba o contrato