ABC x Botafogo

Botafogo festeja o título da Série B (Foto: Francisco Stuckert/Lancepress!)

LANCE!
21/11/2015
08:05
Rio de Janeiro (RJ)


O Botafogo conquistou o título da Série B e tem bons motivos para comemorar. No entanto, é importante tirar uma lição do passado. O clube foi rebaixado em 2002, esteve na Série B do Campeonato Brasileiro no ano seguinte e subiu. Novamente na elite do futebol nacional, na temporada em 2004, o Alvinegro disputou pela primeira vez a competição no formato de pontos corridos.

A novidade da fórmula do Campeonato Brasileiro pode até ter servido como desculpa na época, mas a verdade é que, por muito pouco, o Botafogo não fez o ‘famoso sobe e desce’ na competição nacional.

Na edição de 2004 (foram 24 equipes), o Botafogo fechou o campeonato com 51 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento. Caíram naquela oportunidade Criciúma (50), Guarani (49), Vitória (48) e Grêmio (39).

Com o acesso confirmado desde a vitória sobre o Luverdense e agora garantindo também o título, os torcedores alvinegros esperam que o drama não se repita logo no ano seguinte após ter subido.

O presidente Carlos Eduardo Pereira e seus pares já estão cientes da necessidade de contratar e deixar um elenco mais  forte para a próxima temporada.