Renan Fonseca

Zagueiro Renan Fonseca vê qualidades no elenco do Botafogo para disputar a próxima temporada (Foto: Paulo Sergio)

Patrick Monteiro
04/11/2015
08:35
Rio de Janeiro (RJ)

A partida contra o Criciúma pode decretar a volta do Botafogo à elite do futebol nacional. Em caso de vitória no próximo sábado (7), às 17h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, independentemente do que aconteça com os demais postulantes ao mesmo objetivo, o clube de General Severiano preencherá a primeira das quatro vagas do acesso para a Série A de 2016. Há até mesmo a possibilidade de a meta ser atingida em caso de empate. Neste caso, o Glorioso ficaria na torcida contra seus perseguidores diretos.

Para medir forças com o Tigre, entretanto, o técnico Ricardo Gomes ainda não sabe se terá à disposição suas melhores opções. Os atacantes Navarro e Sassá, por exemplo, seguem em tratamento. O primeiro, com entorse no joelho esquerdo, dificilmente estará apto para o jogo. O uruguaio, que, por sua vez, sofre de uma lesão na parte posterior da coxa direita e segue em tratamento, por pouco não apareceu na escalação diante do Bahia (vitória alvinegra por 1 a 0) no último fim de semana. As possíveis ausências, porém, não são motivo de preocupação para Renan Fonseca. O zagueiro lamenta, mas entende que o elenco é qualificado suficiente para suprir as necessidades do time.

- Acho que o Botafogo tem um excelente elenco. Durante o ano todo vem mostrando isso. A gente fica chateado pelo Sassá sair de campo com lesão, pelo Navarro também não poder jogar. Mas o Botafogo está bem servido, e quem jogar vai dar conta do recado - afirmou Renan Fonseca, que vê o Botafogo com um elenco capaz de enfrentar as dificuldades da Primeira Divisão em 2016.

- O futebol hoje está muito equilibrado. Vemos equipes da Série B jogando de igual para igual com as da Série A. Nossa equipe tem esse perfil de todo mundo se ajudar, marcar. De repente, para o ano que vem, é legar manter uma base, mas é claro que vão chegar e sair jogadores, isso é normal no futebol. Mas eu espero que fique bastante gente. Isso lá dentro faz toda a diferença - analisou.

Líder absoluto com 65 pontos em 33 jogos, o Botafogo tem oito de vantagem para o Vitória (segundo colocado) e 12 em relação ao Sampaio Corrêa (5°), primeiro fora da zona que garante o acesso. Adversário do Glorioso na rodada (34), o Criciúma (15° - 39 pontos) luta contra o rebaixamento.