Porto seguro? Vazada em todos os jogos, defesa alvinegra busca acerto

Unanimidade em 2016, sistema defensivo do Botafogo passa por problemas para se acertar neste ano. Time sofreu gol em todos os jogos da temporada. Jair lembra de entrosamento

Marcelo foi bastante elogiado pelo técnico
Dentre titulares e reservas, Botafogo ainda não saiu de campo sem sofrer gols (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Escrito por

Corrigir atrás e manter a pegada na frente. Esse é o lema do Botafogo para o duelo decisivo da próxima quarta-feira, contra o Olimpia-PAR, no Nilton Santos, pela terceira fase da Copa Libertadores. Recuperar a solidez defensiva – marca da arrancada alvinegra em 2016 – se torna uma das obsessões de Jair Ventura para a sequência do Glorioso no torneio continental.

Em seis jogos oficiais no ano, o Botafogo sofreu oito gols. Para piorar, em todas as partidas disputadas a equipe saiu de campo tendo sido vazada, seja com os reservas ou titulares. E um dos motivos para a queda de rendimento do setor, segundo o técnico alvinegro, se dá pelas mudanças de peças do elenco.

Do time que terminou o ano passado, apenas Victor Luís era titular na atual linha defensiva. Goleiro, lateral e zaga passaram por mudanças. Agora, com novas peças, Jair corre contra o tempo para reorganizar o setor para amanhã.

– Nosso ponto forte, desde que assumi, foi a defesa. Tivemos a melhor defesa do returno de toda historia do Botafogo. Tomar gols em todos os jogos nesse início de ano não é bom. Estamos estudando, vendo vídeos. Bati muito na tecla da manutenção da equipe. E a gente começa o ano com apenas três titulares. Começamos do zero. Me incomoda bastante. Mas não temos culpados – disse.

Em mata-mata, não sofrer gols em casa se torna um trunfo na busca pela classificação. E essa será uma das missões do Glorioso na decisão de quarta.

Recuperado, Carli se torna nova opção para Jair
Uma possível novidade no setor defensivo do Botafogo nos próximos dias é o retorno do zagueiro argentino Carli, um dos pilares do time em 2016. Recuperado de contratura sofrida na coxa direita ainda na pré-temporada alvinegra, no Espírito Santo, o jogador iniciou a transição para o campo na última sexta-feira e voltou a participar das atividades com bola ontem. Assim, Carli pode ser uma das novidades neste duelo válido pela Libertadores.

Dificilmente o argentino deve começar como titular, visto que ainda não atuou nesta temporada e poderia sentir a falta de ritmo de jogo. Assim, o zagueiro deve ser uma opção no banco de reservas do Botafogo para o segundo tempo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter