Perto de oficializar Jair! Bota é o clube que menos mudou de treinador no Rio nos últimos dez anos

Alvinegro está perto de oficializar a renovação de Jair Ventura. De 2006 até agora, foram apenas 12 treinadores que passaram pela Sede de General Severiano 

Jair Ventura - Cruzeiro x Botafogo
Dudu Macedo Agência Lancepress!

Escrito por

O vaivém constante de técnicos virou rotina no futebol carioca. A dificuldade em encontrar um comandante para longo prazo é notória. Mais alheio à incrível rotina de trocar técnicos, o Botafogo pode ser destacado positivamente por um aspecto nas últimas temporadas: a baixa rotatividade de treinadores no clube. Foram 12 passagens de técnico de 2006 até o momento. O clube se beneficiou de passagens mais duradouras de Cuca, de 2005 a 2007, e Oswaldo de Oliveira, em 2012 e 2013. Em galeria de fotos, o LANCE! apresenta a lista de treinadores nos últimos dez anos.

Os dois treinadores com maior longevidade no cargo foram: Joel Santana e Oswaldo de Oliveira. O poliglota da prancheta conquistou o título carioca de 2010 e disputou até a última rodada pela classificação para a Copa Libertadores, fechando o Brasileirão daquele ano na sexta colocação. Já Oswaldo de Oliveira, faturou o Estadual de 2013, e no mesmo ano, conduziu o Botafogo de volta para a Copa Libertadores, o que não acontecia desde 1995.

Vale lembrar que no ano de 2012, Oswaldo correu sério risco de ser demitido, mas acabou permanecendo no comando da equipe. Com isso, conseguiu montar um plantel qualificado, que sofreu o desmanche devido à grave crise financeira.

Algumas apostas não foram bem sucedidas. O grande erro apontado por todos, foi a efetivação do inexperiente Eduardo Húngaro como treinador para a disputa da Copa Libertadores. Seu desempenho foi o pior desempenho de todos, tendo vencido apenas sete dos 23 jogos disputados. A eliminação na primeira fase da competição sul-americana e o catastrófico décimo lugar no Campeonato Carioca puseram fim a qualquer possibilidade de permanência do treinador para o restante da temporada.

O recorde negativo, por enquanto, é do Vasco. Foram 27 trocas desde então. Com direito a idas e vindas em diferentes passagens, caso de Celso Roth, técnico em 2007, 2010 e neste ano. Em 2008, ano do primeiro descenso, o Vasco chegou à marca negativa de cinco técnicos na temporada.

Confira a lista dos treinadores vascaínos nos últimos dez anos:
2006: Renato Gaúcho
2007: Renato Gaúcho, Celso Roth e Valdir Espinosa
2008: Romário, Alfredo Sampaio, Antônio Lopes, Tita e Renato Gaúcho
2009: Dorival Júnior (Série B)
2010: Vagner Mancini, Gaúcho, Celso Roth e Paulo César Gusmão
2011: Paulo César Gusmão, Ricardo Gomes (Copa do Brasil) e Cristóvão Borges
2012: Cristóvão Borges, Marcelo Oliveira
2013: Paulo Autuori, Dorival Júnior e Adilson Pereira
2014: Adilson Pereira e Joel Santana
2015: Doriva (Carioca), Celso Roth e Jorginho

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter