Ricardo Gomes

Ricardo Gomes foi responsável por levar o Botafogo novamente ao acesso à elite (Foto: Cleber Mendes)

Daniel Bortoletto
12/11/2015
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

À noite, mexendo no guarda-roupa em busca de um documento, encontrei um exemplar da Revista ESPN com Ricardo Gomes na capa. Edição de julho de 2012, com a manchete: "A vitória de Ricardo".

A reportagem é assinada pelo mestre Paulo Vinícius Coelho, o PVC, e destaca uma frase do treinador, após vencer a luta pela vida após sofrer um AVC, em agosto de 2011, durante a partida entre Vasco x Flamengo: "Vou voltar!".

Ricardo não estabelecia um prazo para retornar ao futebol. Previa cumprir o passo a passo da difícil recuperação, da rotina de fisioterapia, do beabá das rotinas do dia a dia. Lembro de várias conversas na redação do LANCE! durante este período. E eu achava que a prioridade dele não deveria ser a volta ao esporte, mas sim cuidar exclusivamente da saúde.

No dia 10 de novembro de 2015, o treinador pôde dizer com todas as letras que cumpriu a "promessa" feita ao PVC e realmente voltou.

Voltou e deu um exemplo de superação. Voltou para encher de lágrimas olhos de familiares, fãs do esporte e torcedores de clubes rivais. Voltou para provar que todo o esforço valeu a pena na vida. Voltou e ainda trouxe contigo o Botafogo para a elite do futebol nacional.

Parabéns, Ricardo! Obrigado por voltar!