Jorginho e Ricardo Gomes - Vasco e Botafogo

Jorginho e Ricardo Gomes assumiram seus clubes atuais em meados do ano passado, e fazem bons trabalho

LANCE!
28/02/2016
08:27
Rio de Janeiro (RJ)

O encontro entre Vasco e Botafogo, ambos já classificados em seus grupos para a segunda fase do Campeonato Carioca, tem muito mais ingredientes do que uma possível falta de interesse poderia sugerir. A começar por quem treina e escala as equipes. Jorginho e Ricardo Gomes são figuras emblemáticas do clássico deste domingo, às 19h, em São Januário. O site do LANCE! fará transmissão em tempo real.

O Cruz-Maltino é líder do Grupo A, com 16 pontos. O Glorioso, na ponta do Grupo B, tem 18 pontos e 100% de aproveitamento até aqui. No mundo do futebol, em que as mudanças de técnicos são corriqueiras, coincidentemente ou não, os treinadores dos rivais desta noite são, entre os grandes clubes do Rio, os que estão há mais tempo empregados.

Muricy Ramalho assumiu o Flamengo neste ano e Eduardo Baptista acaba de deixar o Fluminense. Se o sucesso tem a ver com a manutenção dos profissionais nos cargos - como alguns pregam - aí está a explicação para o sucesso dos times que estão nos topos de cada chave.

Mais do que isso, Jorginho e Ricardo Gomes chegaram aos seus respectivos empregos em meados do ano passado. Até então, estavam desempregados. Os mesmos Vasco e Botafogo decidiram o Campeonato Carioca em maio do ano passado e o atual técnico do Glorioso não havia recebido chance após recuperar-se de acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em 2011.

O comandante cruz-maltino, por sua vez, estava esquecido após passagem pelos Emirados Árabes Unidos entre 2014 e 2015. Os dois técnicos vêm tendo êxito desde que assumiram as atuais equipes: apesar de não ter conseguido salvar o time de São Januário do rebaixamento, Jorginho teve desempenho bom ao ponto de ter o contrato renovado para a disputa da Série B, fato raro.

Ricardo Gomes transformou um Botafogo que voltou á Série A sem convencer, se desfez de muitos jogadores e contratou poucos, até agora, na grande surpresa do Campeonato Carioca. A equipe é a única a ter conquistado todos os pontos disputados até agora e a defesa, com apenas dois gols sofridos, é a melhor da competição.

Rivais desta noite, eles foram companheiros de Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1994. Gomes acabou cortado pouco antes do torneio por lesão e perdeu a chance de ser campeão mundial.
São duas histórias cheias de coincidências e sucesso recente.

Jorginho e Ricardo Gomes - Seleção
Jorginho e Ricardo nos tempos de Seleção (Fotos: Reprodução da web)