RADAR/LANCE!
13/08/2016
15:06
Rio de Janeiro (RJ)

Velho conhecido no Botafogo, Jair Ventura terá a oportunidade de comandar o a equipe após a saída de Ricardo Gomes para o São Paulo. Confirmado neste sábado como o novo comandante do time carioca, Jair já conduziu o Alvinegro em outras oportunidades, no entanto, neste domingo, às 16h15, contra o São Paulo, no Morumbi, será a primeira vez com vaga efetiva no cargo.

A história de Jair no Botafogo é longa. Filho do Furacão da Copa de 1970, ele chegou no clube há oito anos. Desde então, somou experiências como preparador físico, técnico da equipe sub-20, treinador interino e auxiliar permanente. Neste período, conseguiu conquistar dois títulos cariocas, em 2010 e 2013.

Como interino, comandou o Alvinegro em duas ocasiões: no Estadual de 2010, após o time sofrer uma goleada de 6 a 0 para o Vasco, resultado que culminou na demissão de Estevam Soares, e após a queda de René Simões, em julho do ano passado, após a desclassificação na Copa do Brasil. No total, o treinador esteve à frente do Botafogo por três partidas (contra Bahia, Náutico e Criciúma).

Apesar de ter participado da equipe campeã carioca em 2013, Jair foi demitido no final daquele ano pelo ex-presidente Mauricio Assumpção. Dois anos mais tarde, retornou à equipe com o objetivo de levar o clube de volta à Série A do Brasileiro, no entanto, o time conseguiu surpreender e chegar a mais uma final do Carioca.

Agora, volta a assumir o clube diante de um grande desafio. Jair herdará o Botafogo na primeira posição da zona do rebaixamento (17ª colocação), com 20 pontos somados na Série A do  Campeonato Brasileiro.