Gomes projeta Bota-2016 com traços da geração de Nilton Santos

Treinador ressalta importância de resgatar estilo do passado glorioso

Ricardo Gomes (Foto: Vitor Silva/SSPress)
O técnico Ricardo Gomes levou o Botafogo de volta à elite do futebol nacional neste ano (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Escrito por

A partir desta quinta-feira, o torcedor do Botafogo poderá conferir os principais feitos da carreira de Nilton Santos no longa-metragem "Ídolo", apresentado à imprensa e nomes ligados ao Alvinegro nesta terça, na Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna). Presente no evento que divulgou o filme, o técnico Ricardo Gomes voltou a dizer que o Glorioso teve um calendário longe de sua tradição e projetou uma equipe que possa, de alguma forma, fazer os botafoguenses relembrarem a geração da "enciclopédia do futebol".

- Não deveríamos estar lá (na Segunda Divisão). Já que estávamos, conseguimos sair da melhor forma. Agora, é trabalhar para que o Botafogo apresentado hoje (terça-feira), o do cinema, seja o do próximo ano. Vai ser difícil, mas... Temos que melhorar bastante. (O time do ano que vem) Vai ficar muito, muito longe, mas lembrando bem um pouquinho esse Botafogo (do filme). Mas vale a pena esse resgate, a intenção de fazer alguma coisa parecida - disse o treinador.

Gomes revelou que costuma fazer referências às imagens dispostas nas paredes das salas do clube, numa forma de chamar a atenção dos atletas para a história do Glorioso. O comandante do Alvinegro sabe que o mercado muitas vezes não colabora com as equipes.

- Sempre nas conferências, na coletiva, eu falo: "olha só para os murais da sala. Isso explica a pressão no Botafogo". Claro que vários outros treinadores, jogadores tentaram fazer esse resgate, não é fácil. Todo o mercado do futebol, o cenário europeu, sul-americano, brasileiro, tudo isso tem que ser bem pensado. Com certeza, alguns jogadores e alguns diretores tentaram fazer alguma coisa a mais. O mercado é difícil, é difícil encontrar a solução de dias melhores - afirmou Ricardo Gomes, que vê uma saída para o sucesso em 2016.

- Nós temos uma solução: criatividade. Mas você tem que transpirar muito para sair alguma coisa. Ainda não é o caso, mas vamos trabalhar bastante para que isso aconteça - apontou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter