RADAR / LANCE!
29/04/2016
13:29
Rio de Janeiro (RJ)

O torcedor do Botafogo tem mais um motivo para confiar que a superstição está ao seu lado para ajudar a superar o Vasco. Desde o histórico ano de 1989, a equipe conquista o Campeonato Carioca todas as vezes em que um rival do Rio de Janeiro obtém um título em nível nacional. E neste 2016, já teve clube carioca dando volta olímpica: o Fluminense levou a melhor sobre o Atlético-PR e faturou a Primeira Liga.

O LANCE! recorda abaixo os títulos cariocas recentes do Botafogo, e as competições nacionais conquistadas pelos outros rivais.

1989 - FIM DE JEJUNS PARA BOTAFOGO E VASCO

O incômodo jejum de 21 anos teve um ponto final, coincidentemente em um 21 de junho. Após uma campanha irretocável no Campeonato Carioca, coube a Maurício estufar a rede e garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na final no Maracanã. Em 16 de dezembro, seria a vez do Vasco sair da fila no Campeonato Brasileiro após 15 anos, batendo o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi.  

1990 - FOGÃO É BICAMPEÃO, E MENGÃO GANHA COPA DO BRASIL

A hegemonia do Botafogo no Rio de Janeiro prosseguiu no ano seguinte. Em 29 de julho, o Fogão contou o gol de Carlos Alberto Dias para vencer o Vasco por 1 a 0. O título, que foi definido de vez na Justiça, ocorreu no mesmo ano em que o Flamengo faturou pela primeira vez a Copa do Brasil, com uma vitória por 1 a 0 e, em 7 de novembro, um empate em 0 a 0 com o Goiás.


1997 - FOGÃO FAZ A FESTA NO MARACA, E VASCO VENCE BRASILEIRO

Botafogo e Vasco se reencontraram na final sete anos depois e, novamente, a Estrela Solitária falou mais alto em uma decisão polêmica. Após Edmundo dançar a "Dança da Bundinha" no primeiro jogo, um gol de Dimba garantiu a vitória por 1 a 0 do Fogão sobre o Cruz-Maltino, em 8 de julho. O Vasco teria o gostinho do título em 21 de dezembro, quando o segundo empate em 0 a 0 na decisão com o Palmeiras rendeu seu terceiro título brasileiro.

2006 - FOGÃO ESPANTA ZEBRA, E MENGÃO É BI DA COPA DO BRASIL

O Botafogo destoou da atuação pífia dos outros grandes do Campeonato Carioca e garantiu que nenhuma zebra passasse. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, no dia 9 de abril a equipe bateu o Madureira por 3 a 1 no Maracanã, com dois gols de Dodô e um de Reinaldo. Alguns meses depois, novo título carioca: o Flamengo levou sua segunda Copa do Brasil, em uma final regional com o Vasco, na qual venceu por 2 a 0 no primeiro jogo e, em 26 de julho, garantiu a taça com vitória por 1 a 0.

2010 - ALVINEGRO CALA FLA, E TRICOLOR TAMBÉM TEM REDENÇÃO

O sabor de superação marcou a volta do Botafogo aos títulos. Após um início sob suspeita, no qual foi atropelado por 6 a 0 pelo Vasco, o Fogão se reergueu de ponta a ponta, vencendo os próprios vascaínos na decisão da Taça Guanabara. Depois, deixaram de lado a escrita recente em finais contra o Flamengo para, em 18 de abril, derrotar o Flamengo por 2 a 1, com gols de Herrera e Loco Abreu. Em 5 de dezembro, foi a vez de outro clube se redimir: após um jejum de 26 anos, o Fluminense contou com a vitória por 1 a 0 sobre o Guarani para voltar a ser campeão brasileiro.

2013 - FOGÃO DE PONTA A PONTA, E FLA TRI DA COPA DO BRASIL

O reencontro do Botafogo com os títulos novamente aconteceu em grande estilo e rechaçando a hipótese das finais. Após vencer o Vasco na Taça Guanabara, o Glorioso bateu o Fluminense por 1 a 0 na Taça Rio, com gol de Rafael Marques, e, em 5 de maio, sagrou-se campeão carioca. A "tradição" curiosa entre rivais cariocas se manteve em 27 de novembro, quando o Flamengo venceu por 2 a 0 o Atlético-PR no Maracanã (após empate em 1 a 1 na ida) e foi tricampeão da Copa do Brasil.

2016 - FLUMINENSE LEVOU TÍTULO. E O BOTAFOGO?

Com gol de Marcos Júnior, o Fluminense derrotou o Atlético-PR por 1 a 0 e garantiu em 20 de abril o título da Primeira Liga, competição disputada entre Flamengo, Fluminense, e clubes do Sul e de Minas Gerais. O Botafogo enfrentará o Vasco nos dias primeiro e 8 de maio, no Maracanã. Qual será o desfecho do Alvinegro?