Jair Ventura - Prêmio Brasileirão

Jair Ventura foi eleito o técnico revelação do Campeonato Brasileiro deste ano (Foto: Ricardo Stuckert/CBF)

Bruno Cassucci e Felippe Rocha
16/12/2016
06:00
Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

A busca do Corinthians por um novo técnico é óbvia e urgente, vista a proximidade da próxima temporada. Após a demissão de Oswaldo de Oliveira, de boa passagem pelo Botafogo entre 2012 e 2013, é o atual treinador do Glorioso quem entrou em pauta no Timão. Nada oficial, pelo menos por enquanto, mas o fato é que a diretoria do Alvinegro Carioca está confiante de que Jair Ventura permanecerá em General Severiano.

Jair tem apalavrada a renovação com o Botafogo, e assina o novo vínculo quando voltar de Teresópolis. Na cidade da Região Serrana do Estado do Rio, o treinador faz o curso de treinadores da CBF junto a outros profissionais. Ele já deu, inclusive, suas indicações em relações aos desejos e necessidades do elenco para 2017.

Além do treinador do Glorioso, também tiveram seus nomes comentados no Corinthians Guto Ferreira, atualmente no Bahia; Paulo Autuori, do Atlético-PR, e Vanderlei Luxemburgo, sem clube desde que foi demitido do Tianjin Songjiang, da China, em junho. Destes, o dos dois primeiros são mais cotados, enquanto o da equipe paranaense é considerado difícil de ser levado à capital paulista.

No Rio, os dirigentes do Botafogo, mesmo que discretamente, demonstram absoluta tranquilidade de que a palavra será colocada no papel sem mais problemas. O elenco do ano que vem já tem contratados o goleiro Gatito Fernández, o meia João Paulo e o atacante Roger.

Em General Severiano desde 2008, Jair Ventura ocupava a função de auxiliar técnico e assumiu a função de treinador principal no último mês de agosto. Quando Ricardo Gomes aceitou o convite para treinar o São Paulo, a diretoria optou pela prata da casa de 37 anos, e o jovem comandou a arrancada da equipe da zona de rebaixamento ao quinto lugar no Campeonato Brasileiro.

O Botafogo vai à Taça Libertadores, após disputa com Atlético-PR e com o próprio Corinthians nas últimas rodadas. O time paulista não disputará a principal competição do continente em 2017.