Roberto Assaf
02/02/2016
22:29
Rio de Janeiro (RJ)

Num jogo de baixo nível técnico, presenciado por apenas 1.477 espectadores, o Botafogo, que errou um pouco menos que o adversário, derrotou a Portuguesa por 2 a 1, em São Januário, mantendo 100% de aproveitamento no Estadual. Damian Lizio marcou o gol da vitória aos 40 do segundo tempo, saindo como herói, ao lado de Aírton, muito aplaudido pela galera.

A bola rolou e a previsão, é evidente, logo se confirmou: a Lusa recuada, para explorar contra-ataques, e o Alvinegro, sem muita inspiração, tentando superá-la. Aos 10 minutos, Luiz Ricardo levantou e Alan Miguel desviou com o braço, mas o apoiador cobrou o pênalti para fora. O jogo prosseguiu sem qualquer mudança. Aos 21, Pessanha protagonizou lance idêntico, após cruzamento de Diogo Barbosa. Nesse, no entanto, o árbitro não assinalou nada, sabe-se lá a causa. Dois pesos e duas medidas. A Portuguesa, apresentando um futebol da pior espécie, parecia satisfeita com o 0 a 0, mas bobeou excessivamente, permitindo que Gegê tirasse Alex Carioca da jogada para chutar de fora da área no cantinho direito de Márcio: 1 a 0.


O Botafogo retornou para a etapa derradeira com uma preguiça de lascar. E acabou tomando o gol de empate, aos 17: Belarmino cruzou e Rafael Paty ganhou da zaga no alto, cabeceando à esquerda de Jéferson. Ricardo Gomes tratou de promover duas substituições imediatas, trocando Diego e Luiz Henrique por respectivamente Damian Lizio e Ribamar, deslocando Luiz Ricardo para a lateral-direita. A Lusa avançou a marcação, e tentou gastar o tempo tocando a bola, mas foi recuando instintivamente, deixando o Alvinegro se aproximar.


Aos 33, Yaca Nuñez recebeu ótimo passe de Aírton, e livre diante de Márcio, concluiu de letra, facilitando a defesa do goleiro. Aos 40, num dos raros momentos de futebol, o Botafogo invadiu a área trocando passes, e Damian Lizio completou de primeira a bola rolada por Digo Barbosa: 2 a 1. Fim de papo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 PORTUGUESA

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 2/2/2016, às 20h30
Árbitro: Luis Antonio Silva dos Santos (RJ)
Renda e público: R$ 27.850 / 1.273 pagantes / 1.477 presentes
Cartões amarelos: Belarmindo , Pessanha, Cassio e Alan Miguel (Portuguesa)
Gols: Gegê (42'/1T), Paty (18'/2T), Lizio (40'/2T)

Botafogo: Jefferson, Diego (Lizio - 19'/2T), Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton e Rodrigo Lindoso; Luis Ricardo, Nuñez (Marcinho 42'/2T) e Gegê; Luis Henrique (Ribamar - 19'/2T) - Técnico: Ricardo Gomes.

Portuguesa: Márcio, Belarmino ( Adriano - 35´/2T, Pessanha, Allan Miguel e Diego Maia; Silvano, Cássio (Gilcimar - Intervalo), Victor Hugo e Alex Carioca; Paty (William - 27'/2T) e Allan - Técnico: Gaúcho.