Fluminense x Botafogo

Jogadores celebrando a vaga para mais uma final de Estadual (Foto: Paulo Sergio/Lancepress!)

LANCE!
26/04/2016
07:45
Rio de Janeiro (RJ)

Nos últimos anos, final de Carioca se tornou sinônimo de Botafogo. Nesta temporada, não poderia ser diferente. Sob o comando de Ricardo Gomes, o Alvinegro alcançou sua nona decisão de estadual nos últimos 11 anos.

Somente em 2011 e 2014 que o Botafogo não esteve envolvido nas finais. No primeiro, o Flamengo acabou campeão dos dois turnos. No segundo, o Alvinegro priorizou a disputa da Copa Libertadores e acabou utilizando, na maioria dos jogos, sua equipe reserva.

Em todos os outros anos, o Botafogo disputou a final do Carioca. Foram três títulos - em 2006, 2010 e 2013 - e cinco vices-campeonatos. Neste ano, o Alvinegro tem a oportunidade de equilibrar ainda mais a disputa. E logo em sua volta ao Maracanã.
- Isso foi um achado. Até que enfim. Voltamos a nosso local favorito - disse o técnico Ricardo Gomes.

A trajetória neste Carioca também foi marcada pela desconfiança em cima da equipe. No começo da competição, o Botafogo era visto como o menos favorito ao título entre os quatro grandes do estado. E isso nunca foi problema para o grupo:

- Não estou preocupado em responder ninguém. Estou preocupado a cada dia melhorar o time do Botafogo. Minha preocupação é essa. Se começamos desacreditados e hoje estamos na final, isso não é meu problema. Não é a primeira vez e não será a última. Temos que evoluir a cada dia - completou o comandante.

A final do Carioca deste ano será a mesma que a de 2015. E as ocasiões são um pouco parecidas. Na época, o Botafogo estava na Série B e havia sido campeão da Taça Guanabara. Hoje, o Cruz-Maltino se encontra na mesma situação.

Jefferson é o 'experiente' do elenco
Apesar do Botafogo ter se acostumado a decidir o Carioca, a constante mudança dos atletas do elenco faz com que quase nenhum jogador do time atual tenha participado das outras campanhas no campeonato.

O mais experiente do elenco alvinegro neste tipo de competição é o goleiro e capitão Jefferson. Ele já participou de três finais de Estadual com a camisa do clube (2010, 2012 e 2013) e saiu campeão em duas delas. No ano passado, por conta de uma cirurgia, Jefferson ficou de fora e Renan foi quem acabou jogando as finais contra o Vasco.

As nove finais de Carioca com o Botafogo presente nos últimos anos:

2006
Ano do título contra o Madureira. Na ocasião, o Alvinegro venceu os dois jogos da final (2 a 0 e 3 a 1). A equipe era comandada por Carlos Roberto e tinha em Dodô o seu principal nome. Zé Roberto e Ruy eram outros destaques.

2007/08/09
Sequência de três anos em que o Botafogo chegou na final e acabou vice-campeão contra o Flamengo. 

2010
O troco veio em 2010. Com gol de cavadinha do uruguaio Loco Abreu e com Jefferson defendendo pênalti cobrado por Adriano, o Alvinegro derrotou o Flamengo por 2 a 1 e conquistou o Carioca.


2012
Naquela final, o Botafogo acabou sendo goleado pelo Fluminense por 4 a 1 no primeiro jogo. No segundo, outra derrota - agora por 1 a 0 - e vice-campeonato contra o rival das Laranjeiras


2013
Novamente, a vingança. Sob o comando de Oswaldo de Oliveira e Clarence Seedorf, o Glorioso venceu os dois turnos - Taça Guanabara e Taça Rio - e saiu campeão estadual. Derrotou o Vasco no Nilton Santos (1 a 0) e o Fluminense no Raulino de Oliveira (1 a 0).


2015
No ano passado, o Botafogo acabou perdendo os dois jogos da final contra o Vasco. No primeiro, gol de Rafael Silva no apagar das luzes. No segundo, um revés de 2 a 1 e a taça ficou com o rival de São Januário.