Botafogo é o time que menos sofreu gols entre os 12 grandes neste ano

Defesa alvinegra mantém solidez nos 15 primeiros jogos de 2016. Time saiu sem tomar gols em mais da metade das partidas. Números são os melhores entre os grandes clubes

Joel Carli, Emerson, Renan Fonseca e Emerson Silva
Quarteto vem garantindo bons números ao Botafogo nessa temporada (Foto: Montagem/LANCE!Press)

Escrito por

Independente de quem jogue, o sistema defensivo é visto como o ponto forte do Botafogo neste início de temporada. Nos 15 jogos oficiais desse ano - com Carioca e Copa do Brasil - a defesa alvinegra só foi vazada sete vezes. Em mais do que a metade das partidas (oito) a meta alvinegra defendida por Jefferson não sofreu gols. Números que credenciam o forte sistema defensivo montado pelo técnico Ricardo Gomes.

- Com certeza, o trabalho que estamos fazendo é excelente. O professor Ricardo implantou sua filosofia. Os atletas vêm procurando pegar o mais rápido o possível e vem dando resultado. Estamos melhorando a cada jogo - disse o zagueiro Emerson Silva na última entrevista coletiva em General Severiano.

No esquema com três volantes adotado pelo clube, preza-se a disciplina tática. Todos tem a liberdade para jogar com a bola, mas sem ela é primordial recompor na marcação. Na zaga, não é diferente. Compactação é palavra-chave no setor, no qual Gomes - como ex-zagueiro - conhece bem.

- O Ricardo foi um grande zagueiro, jogou na Seleção. Então procuramos escutar tudo o que ele fala e aprender. Isso é importante para todos nós - lembrou Emerson Silva na coletiva da última quarta-feira.

Melhor defesa do Campeonato Carioca, os quatro zagueiros do alvinegro já atuaram. No começo, a dupla era formada por Renan Fonseca e Emerson. O argentino Carli substituiu o primeiro - lesionado - no clássico da primeira fase, contra o Fluminense. Para não sair mais. Nas últimas rodadas, com as suspensões e lesões, Emerson Silva ganhou a chance entre os 11 iniciais.

Melhores números entre os 12 grandes
​1. Botafogo - Sete gols sofridos em 15 jogos - 0,45 de média por jogo
2. Vasco - Oito gols sofridos em 14 jogos - 0,57 de média por jogo
3. Flamengo - 11 gols sofridos em 19 jogos - 0,57 de média por jogo
4. Corinthians - 12 gols sofridos em 20 jogos - 0,6 de média por jogo
5. Internacional - 12 gols sofridos em 18 jogos - 0,66 de média por jogo

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter