Bruno Silva (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)

Bruno Silva é um dos volantes de Ricardo Gomes (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)

LANCE!
04/05/2016
12:13
Rio de Janeiro (RJ)

Principal dúvida do técnico Ricardo Gomes para a decisão do Campeonato Carioca, domingo, contra o Vasco, o esquema do Botafogo sofreu alterações ao longo da competição. O treinador ficou alternando formações com dois ou três volantes em busca do melhor cenário. Teve bom rendimento em alguns casos com as duas opções, porém, em boa parte do Estadual o que se viu foi o time penando para conseguir os bons resultados.

Ricardo Gomes iniciou a disputa apostando em apenas dois volantes. Com dificuldades, resolveu investir em três atletas com características mais defensivas no meio e ganhou em competitividade. Teve grandes momentos, como a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense na primeira fase. Mas também não construiu a garantia de sucesso, pois esse esquema se mostrou pouco eficiente diante dos times considerados pequenos.

Para domingo o treinador pode contar com a volta de Aírton, que foma com Bruno Silva e Rodrigo Lindoso o trio de volantes considerado ideal por Ricardo Gomes. Fernandes também seria uma opção para atuar com três marcadores no meio. Resta saber se essa é mesmo a melhor opção em um momento que o time precisa vencer por dois gols de vantagem. Outra possibilidade é manter o time de domingo, com dois volantes apenas. Abaixo as opções do treinador ao longo de todos os jogos do Campeonato Carioca:

30/1/2016 - Bangu 0 x 2 Botafogo

O Botafogo jogou o tempo todo com dois volantes e construiu a vitória com facilidade no primeiro tempo. O lateral Luis Ricardo jogou improvisado como um dos meias. A atuação foi considerada satisfatória para uma estreia.

2/2/2016 - Botafogo 2 x 1 Portuguesa

O esquema com dois volantes foi mantido durante todo o jogo. Mas dessa vez o desempenho esteve longe de ser bom, com o Glorioso tendo encontrado muitas dificuldades para criar jogadas.

10/2/2016 - Botafogo 1 x 0 Macaé

Mais um jogo com dois volantes e desempenho sofrível por parte dos botafoguenses.

13/2/2016 - Resende 0 x 1 Botafogo

O Botafogo jogou o primeiro tempo com dois volantes e fez 1 a 0. Na segunda etapa atuou com três volantes, com Lucas Zen entrando na vaga de Lizio no intervalo. Nos dois tempos o time não rendeu tão bem e escapou de levar o empate. Jéfferson foi o destaque naquela ocasião.


21/2/2016 - Botafogo 2 x 1 Cabofriense

O esquema com três volantes é adotado pela primeira vez, com Aírton, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso formando o trio. Ricardo Gomes questiona lembrando que Lindoso é meia de origem. O que se viu em campo foi um Botafogo com sérias dificuldades ofensivas. Tanto que o gol do triunfo saiu nos minutos finais.

24/2/2016 - Botafogo 2 x 0 Fluminense

O esquema com três volantes enfim parece engrenar, com a melhor atuação do time na temporada. Aírton e Bruno Silva, inclusive, se destacaram.

28/2/2016 - Vasco 1 x 1 Botafogo

Contra um Vasco mais eficiente do que o Fluminense, o Botafogo encontrou problemas mesmo repetindo o esquema com três volantes. Mesmo assim a atuação não foi considerada ruim.

6/3/2016 - Boavista 0 x 1 Botafogo

Time jogou com apenas dois volantes, mas a atuação não chega a valer como referência porque a formação foi praticamente a reserva.

13/3/2016 - Fluminense 1 x 1 Botafogo

Novamente o esquema com três volantes se mostra eficiente e o Botafogo domina o Fluminense, sofrendo o gol de empate nos acréscimos do segundo tempo.

20/3/2016 - Botafogo 1 x 0 Madureira

Eficiente nos clássicos, o esquema com três volantes não costuma ir bem contra equipes de menor investimento. Mais sofrimento e um triunfo pelo placar mínimo.

27/3/2016 - Vasco 1 x 0 Botafogo

Esquema com três volantes pela primeira vez vai mal em um clássico e o time perde para o Vasco

30/3/2016 - Botafogo 2 x 0 Volta Redonda

O Botafogo segue utilizando o esquema com três volantes e sofrendo diante dos considerados pequenos. Time marcou um gol no começo do primeiro tempo e outro aos 31 minutos do segundo tempo, quando a vitória foi confirmada.

2/4/2016 - Botafogo 2 x 2 Flamengo

Novamente a aposta com três volantes e o Botafogo teve um bom desempenho apesar do empate.

10/4/2016 - Botafogo 1 x 0 Bangu

Sem Bruno Silva e Aírton, o técnico Ricardo Gomes escala apenas dois volantes, mas o time se mostra incompetente justamente na criação de jogadas. A vitória vem no fim do segundo tempo.

17/4/2016 - Boavista 0 x 1 Botafogo

Mantendo o esquema com dois meias o Botafogo vence pelo placar mínimo. Porém, a motivação do time, já garantido nas semifinais, pode ter influenciado na atuação apática mais do que as escolhas do treinador.

24/4/2016 - Fluminense 0 x 1 Botafogo

Esquema com dois meias mantido e o Botafogo tem uma de suas melhores exibições, dominando o Fluminense e garantindo vaga na decisão.

1/5/2016 - Botafogo 0 x 1 Vasco

Mantido o esquema com dois meias o time não vai mal em campo, mas acaba superado pelo Vasco