Montadoras investem no futebol para conquistar brasileiros

Torcida - Brasil x Alemanha (Foto: Gustavo Andrade/ AFP)
Torcida - Brasil x Alemanha (Foto: Gustavo Andrade/ AFP)

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A Nissan é a nova parceira da TV Globo nas transmissões do futebol neste ano. Segundo a montadora japonesa, o acordo representa “o maior projeto de comercialização do mercado publicitário brasileiro”. A empresa está escalada nos intervalos dos jogos transmitidos pela emissora na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa Sul Americana, Copa América e Estaduais, além das partidas da seleção. A marca também patrocina os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria entre a Nissan e a Globo reforça a participação das fábricas de automóveis no futebol do Brasil. Desde 2014, a Chevrolet patrocina a seleção. Substituiu a Volkswagen, antiga patrocinadora da CBF. Muitos clubes do país também têm um histórico de patrocínio com montadoras. O Palmeiras, por exemplo, firmou acordos com a Fiat (2007-2008 e 2010-2012) e com a Kia Motors (2012-2013), fora a parceria pontual com a Chery (2014). O Atlético-MG assinou contrato com a Fiat em 2008, ano que comemorou o centenário. Em 2013, o Vasco fechou acordo de quatro anos com a Nissan. Acabou rompido pela montadora depois de cinco meses, devido ao vandalismo praticado por torcedores em confronto contra o Atlético-PR, em Santa Catarina, pela última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Já o Flamengo recebeu patrocínio da Peugeot (2013-2014) e da Jeep (2015).

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