Marcas e associações de produtores apostam em parcerias com craques do esporte para potencializar a visibilidade no mercado global

HOME - Rafael Nadal vence na estreia no Rio Open (Foto: Marcelo Cortes/Fotoarena/LANCE!Press)
Rafael Nadal é o embaixador global da Azeites de Oliva da Espanha (Foto: Marcelo Cortes/Fotoarena/LANCE!Press)

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Empresas de diferentes segmentos têm apostado no uso de embaixadores do esporte para potencializar a visibilidade no mercado global. A Azeites de Oliva da Espanha é uma dessas organizações que réune marcas do setor de alimentos e que reforça a ideia do esporte como plataforma de negócios. Para expandir a popularidade e conquistar novos consumidores, a organização tem como embaixador global o tenista espanhol Rafael Nadal, número 5 do ATP. Com a campanha “Nascido na Espanha. Admirado no mundo inteiro”, a associação acompanha o tenista em importantes competições, como Australian Open, US Open e Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul realizado no Jockey Club do Rio de Janeiro e que tem a marca como uma das patrocinadoras. Em entrevista a O Negócio é Esporte, a diretora de marketing da organização, Raquel Díaz, ressalta que, “ao associar a origem espanhola de um dos melhores tenistas de todos os tempos ao azeite de oliva, a visibilidade do produto aumenta em escala global”. A organização aproveita a oportunidade no Rio Open para reforçar a presença no mercado brasileiro, que é o segundo maior consumidor de azeite de oliva espanhol nas Américas e o nono do mundo por volume de importação. Além disso, a entidade já pensa na presença de Nadal nos Jogos Olímpicos Rio 2016 para ativar ainda mais a parceria com o tenista e conquistar os brasileiros.

O Negócio é Esporte: Qual é a importância para um produto ou marca ter como embaixador global o tenista espanhol Rafael Nadal?

Raquel Díaz: A visibilidade do Nadal é mundial e isso é importante para a divulgação dos benefícios do azeite de oliva espanhol no mercado global. Na campanha de promoção, em colaboração com o Governo da Espanha, nos colocamos ao lado do melhor tenista espanhol de todos os tempos. Ele representa os valores com os quais nos identificamos, como humildade, perseverança, trabalho duro e paixão pelo que faz. Então, essa parceria é um casamento perfeito de ideais e tem sido fundamental para nós. 

O Negócio é Esporte: Como é o envolvimento da marca com esportes?

Raquel Díaz: Sabemos que, para uma vida saudável, é fundamental ter uma dieta equilibrada, assim como praticar esportes. Então faz todo o sentido incentivarmos as práticas esportivas. No Brasil, por exemplo, já patrocinamos maratonas em São Paulo e no Rio de Janeiro, como a 19ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, em 2012.

O Negócio é Esporte: O patrocínio ao Rio Open serve para vocês apresentarem a campanha promocional “Nascido na Espanha. Admirado no mundo inteiro” com o Nadal e reforçarem a presença no mercado brasileiro. Como vocês lidam com o esporte como plataforma de negócios e de marketing?

Raquel Díaz: Nós entendemos que nosso público-alvo busca melhorar sua qualidade de vida, se preocupa com a saúde da família e tem hábitos mais sustentáveis como um todo. Por isso, promovemos um estilo de vida saudável, com base em uma dieta equilibrada e na prática de esportes. Deste modo, faz total sentido nos associarmos ao Rio Open e a eventos que tenham estes valores.

O Negócio é Esporte: Em relação às ações de marketing no Rio Open, que ativações da Azeites de Oliva da Espanha foram programadas para torneio de tênis?

Rachel Diaz: Nosso estande no Rio Open contou com três atividades para o público: um jogo de arremesso de bolas de tênis, um bolão para descobrir o vencedor do Aberto, que resultará no sorteio de 10 garrafas de azeite, assim como uma promoção pela nossa página do Facebook para quem descobrir quantas bolinhas temos em uma grande garrafa de azeite. Além disso, temos garrafas e displays de Azeite de Oliva Extra Virgem Espanhol na praça de alimentação do Leblon Boulevard, na área VIP e no restaurante Vitória.

O Negócio é Esporte: Além do Australian Open e do Rio Open, vocês vão acompanhar o Nadal em vários outros torneios importantes, como US Open, China Open e Shanghai Rolex Masters, assim como vão promover a campanha no Japão, México e Rússia. Em termos de retorno dessa parceria, qual expectativa vocês têm da associação da imagem do tenista ao azeite?

Raquel Díaz: Estar com Rafael Nadal é um privilégio e um casamento perfeito. A popularidade dele potencializa o nosso alcance global. O tenista representa 100% dos nossos valores: liderança, luta, esforço, humildade, superação, paixão pelo que faz e a busca pelo desempenho possível. Os Azeites de Oliva da Espanha são líderes mundiais em produção, comercialização e exportação. A cada duas garrafas consumidas no mundo, uma é espanhola. Estamos sempre na disputa pelos prêmios mais importantes e seguimos nos esforçando para mantermos a máxima qualidade do nosso setor. Assim, a campanha com o Nadal amplia a nossa visibilidade ao associar a origem espanhola de um dos melhores tenistas de todos os tempos a um ícone do país, que é o azeite de oliva. Ambos ganhamos e estamos muito satisfeitos com a parceria.

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