Ivair

Ivair jogou pela Portuguesa, Corinthians e Fluminense entre os grandes do futebol brasileiro  (Foto: Divulgação)

LANCE!
23/02/2016
16:33
São Paulo (SP) 

Os amantes do futebol que têm menos de 40 anos praticamente desconhecem a história do ex-jogador Ivair, que atuou entre os anos 60 e 70 e que no futebol brasileiro defendeu Portuguesa, Corinthians e Fluminense, onde foi bicampeão carioca. Atacante habilidoso, ele também foi um dos primeiros do país a ir jogar no Canadá e Estados Unidos, tendo jogado ao lado do atacante português Eusébio, uma das lendas do futebol mundial.

A história do ex-jogador pelos gramados do país e exterior poderá agora ser acompanhada de perto pelos mais novos com o lançamento do filme “Ivair – O Príncipe do Futebol”, título que faz referência ao apelido que ele ganhou de Pelé, o Rei do Futebol. Com 84 minutos de duração, o longa-metragem foi uma iniciativa do jornalista Luiz Nascimento em parceria com o produtor multimídia Cristiano Fukuyama, e conta com o apoio oficial de Portuguesa e Corinthians.

O curioso é que o filme, produzido de maneira independente, foi bancado pelos próprios torcedores através de uma campanha de financiamento coletivo pela internet. No total, foram arrecadados cerca de R$ 5 mil que ajudou os produtores a pagarem os custos das viagens e o evento de lançamento do filme, realizado há um mês, em São Paulo.

"Foi com o apoio da torcida e para a torcida, que produzimos o filme", Luiz Nascimento

- Foi com o apoio da torcida e para a torcida, que produzimos o filme. Não houve qualquer patrocínio ou apoio financeiro de empresas. A Lusa e o Corinthians apoiaram oficialmente, mas foi apenas apoio institucional de ajudar na divulgação, em gravações nos clubes, etc – comentou Nascimento.

A participação dos torcedores da Portuguesa para financiar a produção surpreendeu os autores e os apoiadores foram recompensados com um kiit de produto que incluiu uma camisa retrô de Ivair, o DVD do filme e um certificado de apoiador, além de ter o nome citado nos créditos do documentário.

O filme “Ivair – O Príncipe do Futebol” conta com depoimentos de ex-jogadores como Leivinha, Rivelino e Badeco, do ex-jogador e técnico Givanildo Oliveira, além do jornalista Celso Unzelte e o escritor Eduardo Coelho. O DVD está à venda pela internet por R$ 25 através do site www.oprincipedofutebol.com.br.