Atlético tem calendário cheio e pode disputar mais de 80 jogos em 2016

Galo terá pelo menos cinco competições em 2016. Caso a Primeira Liga se confirme, disputará seis torneios na temporada

Levir diz que vencer o Corinthians é 'questão de honra'
Levir Culpi ainda não sabe se estará no clube na próxima temporada

Escrito por

O ano de 2016 será de muitos jogos para o Atlético-MG. Por conta disso, a diretoria já avisou que precisará inchar o elenco atual para suportar a quantidade de compromissos que a equipe terá pela frente. Com cinco competições agendadas para o ano que vem – podendo ser seis caso a Liga Sul-Minas-Rio seja confirmada –, o clube poderá alcançar o número absurdo de 84 partidas disputadas caso chegue à final de todos os torneios.

Após o retorno das férias, que deve acontecer no dia 6 de janeiro, os jogadores não terão muito tempo para assimilar os trabalhos físicos da pré-temporada e já viajarão para a disputa da Florida Cup, torneio amistoso que será disputado nos Estados Unidos. Serão dois jogos na terra do Tio Sam: 13 de janeiro contra o Schalke 04, da Alemanha, e quatro dias depois diante do Corinthians.

Caso a disputa da Liga Sul-Minas-Rio seja oficializada, o Atlético terá pelo menos mais três jogos pela frente a partir de 28 de janeiro, podendo chegar a cinco caso chegue à final programada para o dia 30 de março. No Campeonato Mineiro, que deve começar em 31 de janeiro, são mais 11 partidas pela fase de classificação. Se repetir o desempenho dos últimos anos, a equipe deverá avançar à decisão, jogando mais quatro duelos.

Garantido na Copa Libertadores, o Atlético precisa confirmar apenas a participação na fase de grupos, o que está muito perto de se concretizar nas próximas rodadas do Brasileirão. Ratificando a presença na segunda fase, o Galo fará, no mínimo, seis jogos provavelmente entre os meses de fevereiro e maio (podendo chegar a 14 se for à final).

Na Copa do Brasil, a equipe alvinegra entrará na fase oitavas de final por estar na Libertadores. Desta forma, já são pelo menos mais dois jogos garantidos na temporada, que podem aumentar para oito. No Campeonato Brasileiro, como de costume, são 38 rodadas disputadas de maio a dezembro.

No total serão, no mínimo, 62 jogos no ano que vem podendo chegar a 82. O número poderá subir mais caso o Atlético conquiste o bicampeonato da Libertadores. Assim, o time ainda disputaria mais uma ou duas partidas do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.

Número de jogos neste ano e em temporadas anteriores
Nesta temporada, o Atlético já disputou 60 jogos (59 oficiais e um amistoso). Como restam mais quatro rodadas para o fim do Brasileirão, a equipe alvinegra fechará o ano com 64 partidas.

Os jogadores do elenco atleticano que mais entraram em campo neste ano foram o goleiro Victor, que esteve presente em todas as 60 partidas da equipe, o zagueiro Jemerson e o volante Rafael Carioca, com 56 jogos cada.

No ano passado, como chegou à final do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil, o Atlético fez 74 partidas, sendo 71 oficiais. Em 2013, quando a equipe avançou às decisões do Estadual e da Copa Libertadores, também disputou 71 jogos sem considerar amistosos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter