LANCE!
28/11/2015
09:00
São Paulo (SP)

A Série B do Campeonato Brasileiro 2015 terminou neste sábado e, como todos sabem, o Botafogo ficou com o título e América-MG, Vitória e Santa Cruz conseguiram as vagas para a disputa da Série A em 2016. Com o término do torneio, elaboramos uma lista dos 10x Mais.

Naturalmente, os clubes do G4 dominam a lista dos melhores, com algumas exceções. O campeão Botafogo, por exemplo, poderia ter muitos nomes e emplacou dois jogadores. Os principais são o zagueiro Renan Fonseca, destaque da melhor defesa do campeonato e que faz muitos desarmes e comete poucas faltas, 0,6 por partida, e o volante Willian Arão, também um dos principais em roubar bolas.

O América-MG também tem dois atletas no top-10. O goleiro João Ricardo salvou a equipe diversas vezes e ficou atrás apenas de Júlio César, do Náutico, em número de defesas. Se João Ricardo defendia tudo, Marcelo Toscano resolvia. O experiente atacante fez 14 gols e ainda deu 11 assistências, o líder da Série B.

Das equipes que subiram, o Vitória é representado pelo já conhecido lateral Diego Renan e o Santa Cruz pelo atacante Luisinho, autor de dez assistências para gols. Embora o nome de João Paulo seja o mais citado em futuras transferências, Luisinho merece ser acompanhado de perto.

Entre os que estiveram perto de subir, mas ficaram pelo caminho, destaque para João Ananias, do Náutico, segundo melhor em número de desarmes com 108, média 3,6, atrás apenas de Juninho, do Macaé, que fez 109 e seis jogos a mais.

Não foi desta vez que o Paysandu retornou à primeira divisão, mas Yago Pikachu fez seu nome. O lateral anotou nove gols na campanha do Papão e, segundo rumores, pode reforçar o Flamengo.

No meio da tabela, Bahia e CRB têm um jogador cada no top-10, ambos artilheiros. Zé Carlos, do CRB, terminará como goleador da edição deste ano, são 18 gols em 23 jogos. Já o Bahia, viu em Kieza o nome certo para o ataque. Ele fez 14 gols em 24 jogos, cerca de 30% dos tentos da equipe na Série B.