LANCE!
30/11/2015
13:57
São Paulo (SP)

Finalista pela primeira vez da Bola de Ouro da Fifa, Neymar pode ser o sexto brasileiro a conquistar o prêmio. Para isso, ele precisa superar Cristiano Ronaldo e Messi, campeões dos últimos sete anos.

A última vez que um brasileiro esteve entre os três primeiros foi em 2007, quando Kaká ganhou de Messi e Cristiano Ronaldo. Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká venceram o prêmio e Roberto Carlos foi segundo lugar em 1997, atrás apenas do Fenômeno.

Maior vencedor com quatro Bolas de Ouro, Messi é também recordista em finais. O argentino chega pela nona vez entre os três melhores do planeta.

Tricampeão, Cristiano Ronaldo disputará a final do prêmio pela oitava vez. Ganhador das últimas duas edições, o português tenta o tricampeonato de forma consecutiva, algo que só Messi fez.


O francês Zidane também venceu três vezes, no entanto, esteve entre os três melhores seis vezes. Uma vez a menos esteve Ronaldo, outro tricampeão. Bicampeão, Ronaldinho Gaúcho esteve três vezes na final, a última em 2006. Outro ex-Barcelona esteve três vezes na festa da Fifa, o meia Xavi, no entanto, nunca levou o prêmio.

Oito jogadores estiveram entre os três melhores por duas vezes, como no nosso ranking entram apenas dez, selecionamos os que estiveram na final e venceram, casos de Baggio, Rivaldo, Romário e Weah.